O protetor solar ajuda a prevenir o envelhecimento da pele? Como?


  • +A
  • -A

O protetor solar é essencial no controle do envelhecimento precoce da pele pois funciona como uma barreira à ação dos raios ultravioleta, que são nocivos à saúde da pele. Esses raios incidem sobre a pele mesmo nos dias nublados, então, é fundamental que o protetor solar seja sempre utilizado, com múltiplas aplicações todos os dias, conforme recomendação da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

“O protetor solar ajuda na prevenção do envelhecimento da pele, através da absorção dos raios UVA e UVB. Eles podem ser físicos, refletindo as radiações incidentes, ou químicos. Estes transformam os raios UV, liberando calor, através de uma reação química”, explica a dermatologista Vanessa Kodani.

Importância de usar e reaplicar o protetor solar todos os dias


A especialista ressalta que o uso deve ser, idealmente, diário,
mesmo em dias nublados. “Isso se deve ao fato dos raios UV conseguirem passar pelas nuvens mesmo nesses dias em que o sol não aparece”. Também é importante reaplicar o protetor durante o dia, pelo menos uma vez mais, especialmente quando a transpiração é excessiva e o rosto é lavado, removendo boa parte da primeira aplicação.

Normalmente as pessoas não seguem essas recomendações e usam o filtro apenas em dias de exposição direta (quando vão à praia, parques, piscina, etc), isso quando usam. As que têm a disciplina de aplicar diariamente o produto, na maioria das vezes deixam de aplicar nos dias nublados. Ou seja, muitos estão correndo o risco de sofrerem com o envelhecimento precoce da pele e outros problemas causados pela exposição desprotegida à radiação ultravioleta.

Outras formas de proteger a pele da ação dos raios solares


Além do protetor solar, é válido lançar mão de outras formas de cuidar e proteger a pele da ação negativa dos raios solares. Itens como óculos escuros, bonés, chapéu e guarda sol são essenciais nesse sentido, e podem ajudar a bloquear fisicamente os raios mesmo em situações como visitas à praia ou à piscina.

 

Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia: http://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-com-a-pele-no-verao/

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Vanessa Kodani

Dra. Vanessa Kodani

Dermatologia

CRM: 100793 / SP

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O protetor solar ajuda a prevenir o envelhecimento da pele? Como?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.