Quais são os problemas mais comuns para quem tem pele oleosa?

  • +A
  • -A

Quem tem a pele oleosa sabe que ela pode ser um grande incômodo. A aparência espessa, brilhosa e com poros dilatados, por causa de uma produção de sebo maior que o normal, muitas vezes afeta a autoestima de quem tem esse problema. Mas, para além da questão estética, a oleosidade excessiva pode ter impactos na saúde da pele.

Oleosidade pode causar cravos e espinhas


A pele oleosa tem tendência a ter mais cravos, espinhas, hiperplasias sebáceas (glândulas aumentadas de tamanho) e dermatite seborreica”, afirma a dermatologista Marcela Benez. Isso acontece porque a oleosidade em excesso aumenta a chance do corpo desenvolver inflamações.

Nos casos de surgimento de cravos e espinhas, eles nunca devem ser espremidos. O ato, que aparentemente resolve o problema, traz riscos de contaminação com bactérias e outros micro-organismos nocivos ao corpo e ainda pode agravar a acne. O ideal é ter o acompanhamento de um especialista para avaliar quais os produtos tópicos mais indicados para cada tipo de pele, grau de oleosidade e acne. 

Cuidados com a pele oleosa


Segundo a Dra Marcela Benez, em casos de oleosidade em excesso, higienizar a pele adequadamente é fundamental. “É indicado fazer uma higiene com sabonetes próprios para pele oleosa, não lavar a pele mais que duas vezes ao dia e usar cremes e hidratantes próprios para esse tipo de caso”, recomenda. O tratamento é feito com os chamados
sabonetes seborreguladores, que contém ácidos específicos para atuar na limpeza e no controle da oleosidade.

Vale lembrar que também são importantes cuidados diários como sempre remover a maquiagem antes de dormir, usar protetor solar específico, beber água suficiente, ter uma alimentação equilibrada, evitando ao máximo alimentos gordurosos como frituras, chocolate, amendoim, entre outros.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Marcela Benez

Dra. Marcela Benez

Dermatologia

CRM: 52802263 / RJ

TAGS
acne
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais são os problemas mais comuns para quem tem pele oleosa?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.