Quais são as principais causas de urticária? É possível se prevenir?


  • +A
  • -A
Imagem do post Quais são as principais causas de urticária? É possível se prevenir?

A urticária é uma irritação na pele cujos principais sinais são lesões avermelhadas e um pouco inchadas que causam bastante coceira, um sintoma muito incômodo. Elas podem aparecer em qualquer área do corpo, juntas ou isoladas, e são causadas por diferentes fatores. Com a identificação das causas, é possível prevenir o desenvolvimento da urticária.  

“As principais causas de urticária incluem a exposição a algumas classes de medicamentos, alimentos, alergia a insetos e infecções. As chamadas urticárias físicas são menos comuns, e podem ser induzidas pelo frio, calor ou pela pressão, por exemplo. Há também a urticária crônica idiopática, que envolve mecanismos autoimunes”, informa a dermatologista Karina Lopes.

Como pode ser feita a prevenção da urticária?


A prevenção pode ser feita removendo
causas identificáveis de urticária. Alguns exemplos: evitar remédios e alimentos específicos, além da exposição a fatores físicos (dependendo de cada caso). “Se a exposição for inevitável, alguns medicamentos antialérgicos podem ser prescritos pelo médico, no intuito de tentar evitar os sintomas”, diz a médica.

A alimentação tem bastante relevância na prevenção, pois muitos produtos podem propiciar o surgimento da irritação ou piorá-la. Corantes, embutidos, conservantes, chocolate, leite, ovo, refrigerantes, sucos artificiais e peixe e frutos do mar são alguns exemplos. Bebidas alcoólicas, calor e estresse também devem ser evitados pelo mesmo motivo.

Tratamento da urticária com remédios


O tratamento baseia-se, segundo a dermatologista, nas orientações aos pacientes sobre remoção de causas reconhecíveis e no uso de remédios. “Os anti-histamínicos são os principais medicamentos utilizados no tratamento da urticária, mas atualmente há um arsenal variado de drogas que podem ser usadas em casos mais resistentes. A medicação, dose e duração do tratamento devem ser individualizadas para cada paciente e orientadas por um médico”.

Dra. Karina Lopes é médica formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), graduada em dermatologia pela  Universidade de São Paulo (USP) e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). CRM: 157665

Foto: Shutterstock

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais são as principais causas de urticária? É possível se prevenir?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.