Quais são as principais causas de hiperpigmentação da pele?


  • +A
  • -A

A hiperpigmentação da pele nada mais é que o escurecimento do órgão como resultado do aumento da produção de melanina, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Essa condição provoca manchas escuras na pele que não costumam desaparecer de forma espontânea, em tons que vão do preto ao castanho claro. Confira as principais causas do problema e saiba como preveni-lo. 

Depilação pode causar manchas escuras na pele


Existe uma série de fatores que podem provocar a hiperpigmentação da pele. A dermatologista Marcela Benez explica quais são os principais: “A pele pode ficar com manchas escuras (hiperpigmentada) devido principalmente à exposição ao sol, porém a luz visível, presente em lâmpadas, no computador e no celular, também pode manchá-la”. 

Além disso, a médica aponta ainda situações que deixam a pele vermelha e irritada e que podem também causar a hiperpigmentação. A depilação feita com cera ou barbeador, alguns tipos de dermatites, alguns lasers, peelings profundos e contato com frutas cítricas, como limão e tangerina, são citados pela especialista. 

Veja como se prevenir da hiperpigmentação da pele


É possível evitar que a pele fique com manchas escuras. Para isso, é fundamental se proteger do contato com os raios solares. Não deixe de
usar filtro solar todos os dias, mesmo nos dias nublados e no inverno, dando preferência aos exemplares que protegem contra a luz visível, como os protetores com cor. Usar bonés, chapéus e guarda-sol também é importante. 

Quem tem a pele mais escura deve prestar ainda mais atenção a essas formas de se prevenir da hiperpigmentação da pele. “Pessoas com a pele morena e negra devem ter maior cuidado pois mancham com mais facilidade e, por isso, alguns procedimentos estéticos precisam ser feitos com cautela. O recomendado é sempre avaliar com o dermatologista se podem ser realizados”, recomenda Dra. Marcela.

Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD): https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/procedimentos/hiperpigmentacao/24/

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Marcela Benez

Dra. Marcela Benez

Dermatologia

CRM: 52802263 / RJ

TAGS
manchas-na-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais são as principais causas de hiperpigmentação da pele?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.