Quais são os primeiros sinais da calvície em homens?

  • +A
  • -A

Fios de cabelo mais finos, diminuição do volume capilar, aparecimento de entradas na parte superior da cabeça e couro cabeludo ficando progressivamente mais aberto. Esses são os primeiros sinais da calvície, também conhecida como alopecia androgenética. Nas mulheres, a queda de cabelo também pode estar associada à irregularidade menstrual, à acne e ao aumento de peso.

Primeiros sinais da calvície podem aparecer na adolescência


Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a alopecia androgenética é uma condição determinada geneticamente e frequente na população.
Os primeiros sinais podem aparecer já na adolescência, mas o problema só fica mais evidente por volta dos 40 ou 50 anos. A dermatologista Christiane Jaccoud afirma que a rapidez no diagnóstico e no tratamento, começando logo nas primeiras fases, é fundamental para os melhores resultados no combate a calvície.

“A calvície provoca uma mudança na textura dos fios, eles ficam mais finos. Por isso, o tratamento deve ser iniciado sempre nos primeiros sinais ou até antes, naqueles casos que existe história familiar”, recomenda a especialista.

O tratamento contra a calvície pode reverter o quadro?


Dra. Christiane esclarece que, uma vez que o folículo capilar se miniaturiza (processo de afinamento dos fios), é difícil
reverter a calvície, mas o tratamento pode frear a progressão do quadro. “Existem tratamentos tópicos, sistêmicos e aplicações no couro cabeludo com os quais conseguimos bloquear a progressão da alopecia androgenética e melhorar a qualidade do fio, ganhando espessura”, explica a profissional.

Além do tratamento com medicações orais e tópicos, outros métodos podem auxiliar a recuperação de fios. “Hoje temos dispositivos com laser diodo e LED que aumentam a oxigenação do folículo e, assim, os ativos são melhor aproveitados. Ainda dispomos de aplicações como mesoterapia capilar e MMP (microinfusão de medicamentos na pele), que auxiliam o tratamento com resultados fantásticos”, cita a médica.


Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD):
https://www.sbd.org.br/dermatologia/cabelo/doencas-e-problemas/alopecia-androgenetica/25/

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Christiane Jaccoud

Dra. Christiane Jaccoud

Dermatologia

CRM: 108124 / SP

TAGS
cabelos
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais são os primeiros sinais da calvície em homens?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.