Por que a pele ressecada costuma coçar mais do que o normal?

  • +A
  • -A

A pele ressecada pode ser causada por diversos fatores, inclusive genéticos (algumas pessoas têm, naturalmente, a pele mais ressecada que o normal). Além dos sinais estéticos mais comuns (rachaduras e descamação), o ressecamento provoca outros sintomas incômodos, como coceira.  

Pele ressecada, coceira e outros sintomas


“A pele ressecada costuma coçar mais do que o normal porque perde o manto lipídico de proteção, podendo liberar substâncias que desencadeiam o prurido (coceira), como a substância P, por exemplo. E quanto mais se coça, mais substâncias serão liberadas”, informa a dermatologista Gabriella Albuquerque.

Segundo a especialista, outra característica desse tipo de pele, além da coceira e de ficar seca e quebradiça, é o aparecimento de crostas lineares na pele, em função das escoriações. “Também é comum haver desenvolvimento de infecção em decorrência do ressecamento”, complementa a médica.

Fatores de risco para o ressecamento da pele a se evitar


Para evitar ficar com a pele ressecada e todas as complicações relacionadas, é muito importante apostar em uma rotina de cuidados com a pele que envolva
bastante limpeza e hidratação. Nesse sentido, cremes, cosméticos e sabonetes especiais indicados por especialistas são grandes aliados.

Também é necessário evitar alguns agentes complicadores, como a exposição solar desprotegida. Portanto, o uso diário de filtro solar deve ser levado bastante a sério, especialmente por quem tende a sofrer mais com ressecamento da pele. Os raios solares aceleram o envelhecimento da pele e quanto mais velha, mais seca ela fica. 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Gabriella Albuquerque

Dra. Gabriella Albuquerque

Dermatologia

CRM: 71503-4 / RJ

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

5 comentários para "Por que a pele ressecada costuma coçar mais do que o normal?"

Deomaria

Vi em algumas orientações sobre pele extra seca , que o uso de bepantol spray é muito bom. Ácaro tb pode ocasionar coceira na pele?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Deomaria. Sim, ácaros podem causar coceira na pele. Existem diferentes tipos de ácaros e é comum que tenhamos contato diariamente com eles, por isso é importante mantermos a higiene pessoal e do ambiente em que vivemos. Um tipo de ácaro bastante comum e que causa coceira na pele é o Sarcoptes scabiei, causador da sarna humana ou escabiose. Outro ácaro comum é o Demodex, que causa a blefarite, nesta doença as pálpebras podem ficar vermelhas, inchadas, com coceira e crostas. Os ácaros também são os grandes vilões em doenças respiratórias como rinite e asma, pois desencadeiam reações alérgicas, como coceira nas mucosas, espirros e coriza. Aqui temos uma matéria que fala um pouco mais sobre os ácaros: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/asma-e-bronquite/asma-acaros-crises-respiratorias. Até breve, abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.