O herpes pode apresentar sintomas antes do aparecimento das feridas?


  • +A
  • -A
Imagem do post O herpes pode apresentar sintomas antes do aparecimento das feridas?

Coceira, pequenas bolinhas e vermelhidão ao redor dos lábios. Esses são os principais sinais do aparecimento do herpes simples, infecção por vírus que também pode aparecer em outras partes do corpo. Por ser muito comum, boa parte da população terá contato com o vírus ao longo da  vida, mas apenas uma parcela realmente desenvolve e externaliza a doença com todos os sintomas.

Sintomas podem aparecer bem antes

Alguns sintomas, no entanto, podem ser identificados bem no início da crise do herpes. Antes das feridas aparecerem, é comum o local ficar sensível e com ardor. “A vermelhidão, coceira e ardência são os primeiros sinais e sintomas. Chamamos de pródromo, um aviso da doença”, explica o dermatologista Murilo Drummond.

Normalmente, a aparição do herpes pode ser desencadeada por traumas físicos, excesso de sol ou frio, cirurgia, situações de estresse e baixa imunidade. Medicamentos específicos podem ser usados, a fim de fortalecer a imunidade e reduzir ou até mesmo impedir a replicação do vírus, evitando ou minimizando as crises.

Tratamento no início pode acelerar recuperação

Caso perceba alguns dos sinais e sintomas iniciais, também é possível o tratamento com cremes antivirais ou anti-inflamatórios. “Porém, não é garantido que o tratamento prévio dos primeiros sinais e sintomas impeça o aparecimento das feridas. Na maioria das vezes, elas vão estourar, mas a recuperação pode ser mais rápida quanto antes se iniciar o tratamento”, completa Drummond.

Dr. Murilo Drummond é dermatologista, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) – CRM: RJ 52337051 – drmurilodrummond.com.br

TAGS
herpes
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O herpes pode apresentar sintomas antes do aparecimento das feridas?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.