Molusco contagioso: há alguma forma de proteger seus filhos da infecção?


  • +A
  • -A

O molusco contagioso é uma doença causada por vírus da família Poxvirus. O principal sinal provocado pela infecção é o aparecimento de lesões na pele que, geralmente, são assintomáticas, mas que podem coçar. As lesões surgem amareladas, avermelhadas ou rosadas e frequentemente ficam nas dobras dos braços, das pernas e das axilas e no tronco.

É importante proteger as crianças da doença, principalmente entre os 5 e 10 anos de idade, já que elas são o principal grupo de risco. “O molusco contagioso é muito comum na infância devido à baixa resistência do organismo nesta faixa etária”, afirma o dermatologista Bruno Vargas Aniceto. Casos em adultos com imunodeficiência também são relativamente comuns.

Saiba como prevenir o molusco contagioso


Segundo o especialista, a transmissão do vírus é feita, normalmente, por contato direto com um indivíduo infectado. Um simples aperto de mãos ou um abraço, por exemplo, podem transmitir o molusco contagioso. Para se prevenir, as crianças devem evitar compartilhar objetos pessoais, como roupas, calçados e toalhas.

Tratamento das lesões pode ser feito por curetagem


É importante que as crianças não cocem ou machuquem as lesões para evitar infecções bacterianas secundárias. “O tratamento é realizado com a curetagem das lesões, mas podem ocorrer recidivas das lesões. Em alguns casos, o próprio organismo elimina o vírus com a resolução do caso”, explica o médico.   

 Dr. Bruno Vargas Aniceto é dermatologista, graduado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). CRM-MG 38959

Foto: Shutterstock

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Molusco contagioso: há alguma forma de proteger seus filhos da infecção?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.