AchèAchè
    search
    Título

    A má nutrição pode prejudicar a saúde dos cabelos? Como?

    Uncategorized

    Por

    Todo o organismo humano está conectado. Prova disso é que o cabelo, apesar de não ter funções fisiológicas vitais, pode dar sinais de como anda a saúde do corpo. Segundo o Ministério da Saúde, o estresse e a deficiência nutricional, ou seja, a má alimentação, podem contribuir para uma piora da saúde dos cabelos, prejudicando seu crescimento e até causando a queda dos fios

    Dieta carente em proteínas e vitaminas prejudica a saúde dos cabelos


    A má nutrição prejudica muito a saúde dos fios. Como cerca de 97% da estrutura dos cabelos é composta por proteínas, sendo a principal delas a queratina, uma dieta precária neste nutriente pode deixar os fios mais finos ou quebradiços, com menor velocidade de crescimento, e até mesmo resultar na ausência de reposição após a queda capilar”, alerta a dermatologista Silvia Fiuza.

    Outras substâncias importantes para a saúde dos cabelos são os ácidos graxos, presentes no óleo de borragem e que provocam o aparecimento da caspa quando estão pouco presentes no organismo. Além disso, o óleo de borragem ainda tem ação anti-inflamatória, ajudando a diminuir a queda capilar. 

    Vale destacar também a importância dos minerais zinco e cobre. O zinco, por exemplo, ajuda a manter o equilíbrio dos níveis hormonais do corpo e atua em processos que transformam proteínas e vitaminas necessárias para o crescimento saudável do cabelo.

    Vitaminas do complexo B são importantes para a saúde dos fios


    As vitaminas do complexo B e os minerais destacam-se entre
    os principais nutrientes responsáveis pelo crescimento saudável dos fios, promovendo uma melhor resistência da fibra capilar e evitando que os cabelos fiquem fracos e quebradiços. “Várias vitaminas, como as do complexo B, são necessárias para otimizar a multiplicação das células do bulbo capilar. Sendo assim, uma dieta carente desses nutrientes vai impactar negativamente a saúde capilar”, explica a médica.

    Por isso, o ideal é manter uma alimentação balanceada, variando entre diferentes tipos de verduras, legumes, frutas e grãos. Alguns exemplos desses alimentos são o abacate, a couve, o espinafre, castanhas e a soja. É indicado também evitar alimentos que façam mal para o organismo como um todo, como os enlatados, os com alto teor de açúcar e conservantes e as frituras.

    Dados do Ministério da Saúde: http://www.blog.saude.gov.br/promocao-da-saude/32410-dermatologista-esclarece-mitos-e-verdades-sobre-a-saude-dos-cabelos

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes