AchèAchè
    search
    Título

    Linhas de expressão: o uso do ácido hialurônico pode amenizar o problema?

    Uncategorized

    Por

    Com o envelhecimento da pele, é natural que surjam rugas e linhas de expressão no rosto. Para disfarçá-las, algumas pessoas recorrem ao uso de dermocosméticos e uma das substâncias mais encontradas na composição destes produtos é o ácido hialurônico. Sobre este assunto, nossa equipe conversou com a dermatologista Cristiane Simões, que explicou como utilizar o ácido hialurônico e esclareceu como este ativo age nas linhas de expressão. 

    Linhas de expressão: o que são e como surgem

    “Linhas de expressão são marcas visíveis na pele, formadas pelo movimento de expressão facial”, elucida a dermatologista, que continua: “Estas linhas se formam pelo processo de envelhecimento natural, mas podem se agravar caso haja exposição exagerada ao sol, alterações hormonais, fumo ou consumo de bebidas alcoólicas em excesso”. A testa e a região dos olhos são as áreas mais afetadas. 
    A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) também menciona que o bronzeamento artificial pode ser um acelerador do envelhecimento natural da pele, causando os sinais da idade. A alimentação inadequada, com excesso de açúcares, também pode promover esse efeito indesejado do envelhecimento precoce. 

    Ácido hialurônico: para que serve? Saiba como evitar as linhas de expressão

    O ácido hialurônico é um ativo já presente em alguns dermocosméticos, como creme para linhas de expressão e solução micelar, atuando como um poderoso rejuvenescedor. Segundo Dra. Cristiane, ele tem tido enorme sucesso: “O ácido hialurônico age suavizando as linhas de expressão ao preencher pequenos espaços que surgem entre a derme e a epiderme, garantindo hidratação e uniformidade à pele”.
    Não é possível evitar totalmente as linhas de expressão, visto que o envelhecimento é um processo natural da pele. Porém, a dermatologista lembra que isso pode ser retardado com alguns hábitos simples: “Expor-se ao sol moderadamente e com protetor solar, manter uma alimentação saudável e equilibrada, evitar ingestão de bebidas alcoólicas e evitar o tabagismo”.
    Para quem já tem linhas de expressão no rosto e quer amenizar o problema, Dra. Cristiane lembra que o mais importante é preservar a pele com o uso de um fotoprotetor. “Além deste cuidado, também podem ser usados cremes faciais hidratantes, orientados por um dermatologista”, enfatiza a médica. “Recomenda-se o uso de óculos de grau e de sol, evitando a formação de marcas de expressão pela mímica facial, como linhas de expressão nos olhos, além de acompanhamento médico para assegurar níveis hormonais adequados e de boa saúde”, completa a especialista.


    Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD): https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/envelhecimento/4/

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes