Herpes ocular: conheça os sintomas dessa manifestação da doença que atinge os olhos


  • +A
  • -A
Imagem do post Herpes ocular: conheça os sintomas dessa manifestação da doença que atinge os olhos

Além do herpes labial, o vírus herpes simples também causa uma outra infecção, o herpes ocular. A doença é transmitida pelo contato direto com a saliva ou secreções produzidas nas lesões de pessoas infectadas. O herpes ocular é mais comum do que parece e deve ser levado com seriedade, porque se não tratado, pode causar a perda da visão, em casos graves.

Perda da visão

Com exceção da dor causada pelo vírus e de uma possível diminuição visual, os sintomas da doença se assemelham bastante aos de uma conjuntivite, como explica o oftalmologista Ivan Maluf: “É um quadro de muita dor e extrema sensibilidade à luz. Já a conjuntivite não tem dor, geralmente é bilateral, enquanto o herpes atinge apenas um dos olhos.”

Quando afeta a córnea, o problema passa a ser conhecido como ceratite herpética. Nos casos graves, o quadro pode evoluir e, se não for tratado, pode provocar a perda progressiva da visão. Isso é possível devido a inflamações continuadas e a formação de úlceras e cicatrizes na região. Portanto, todo cuidado com o herpes ocular é pouco.

A doença não tem cura e pode voltar

No primeiro contato com o vírus, a infecção pode não apresentar muitos sintomas ou até mesmo não ter qualquer sintoma. A doença não tem cura e pode voltar a se manifestar diante de febre, exposição excessiva ao sol, situações estressantes e baixa imunidade. “Os pacientes que têm herpes ocular não estão livres de serem acometidos de novas infecções, embora os retornos não sejam tão frequentes”, afirma Maluf.

O tratamento varia de acordo com a gravidade das lesões. Os especialistas costumam receitar medicamentos antivirais, pomadas e colírios que impedem o avanço do herpes. É importante procurar um oftalmologista rapidamente para que o diagnóstico seja rápido e para diminuir a sensação de dor e desconforto no paciente.

Dr. Ivan Maluf é oftalmologista e atende em Curitiba (PR). CRM-PR: 7659

TAGS
herpes
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

6 comentários para "Herpes ocular: conheça os sintomas dessa manifestação da doença que atinge os olhos"

Cleide

Eu tive, fui diagnosticada como conjuntivite, e quase perdi a visão por está usando colírio com corticosteróides. Mas graças a Deus achamos um médico competente q fez o diagnóstico correto é pude fazer o tratamento, que devido o avanço, foi longo.A dor realmente é muito forte e mal conseguimos abrir o olho.

Madalena

Meu filho tem mas e por fora do olho.Mas quando for por dentro qual o colírio que deve ser usado?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Madalena, toda medicação deve ser prescrita após avaliação médica. Recomendamos que você leve seu filho a uma consulta com o oftalmologista. Abraços.

Maria Cristina Meggiolaro

Eu tive herpes ocular e foi terrível. Acontece q eu tenho herpes simples recorrente na região glútea. As crises são quase de 15 em 15 dias. Coloco pomada Aciclovir e tomo Penvir .mas volta. Estou já desesperada.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria Cristina, segue o link de uma de nossas matérias com informações para você:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/herpes/herpes-crises-recorrentes
Abraços.

Leila

Tinha crises recorrentes também,praticamente estou curada com as vavinas da imunoterapia ativada.Nunca mais tive crises .Do Instituto do Rio de Janeiro…excelente…

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.