Herpes infantil? Saiba como identificar e tratar essa infecção em crianças


  • +A
  • -A
Imagem do post Herpes infantil? Saiba como identificar e tratar essa infecção em crianças

O Herpes simplex é um dos vírus responsáveis por causar a infecção que também recebe o nome de herpes. A doença é transmitida por meio do contato de mucosas infectadas e atinge adultos, idosos e crianças. O problema requer tratamento, especialmente por causa das possíveis complicações, que podem atingir o fígado e o cérebro.

A infecção causada pelo vírus pode ser identificada pela presença de lesões, parecidas com bolhas, na boca, na bochecha e no queixo. Essas bolhas se rompem, provocam coceira e ardência e podem levar a um estado febril. Outra possível manifestação é a estomatite herpética, identificada como aftas na boca e na gengiva.  

Infecção pelo contato com a mãe

Boa parte do contato com o vírus nos primeiros anos de vida se dá através da mãe. “É muito comum que os recém-nascidos adquiram o vírus diretamente da mãe, seja pelo canal de parto ou pelo contato direto com a mãe, sendo até 90% dos casos no período perinatal”, afirma o infectologista Taylor Olivo. O período perinatal se estende da 22ª semana de gestação até o sétimo dia de vida.

“A melhoria das condições socioeconômicas e medidas de higiene reduziram a prevalência e transmissibilidade do herpes entre as pessoas e os recém-nascidos”, conta Olivo. No entanto, a transmissão no parto ainda acontece, especialmente em portadoras assintomáticas. A mudança da via do parto não é recomendada, a não ser que haja lesão ativa na região genital.

O herpes em crianças

Nas crianças, o contato com o Herpes simplex costuma ocorrer no período neonatal, que termina no 28º dia de vida. A doença precisa ser tratada com cuidado para que o vírus não se aproveite do sistema imunológico despreparado e acabe provocando danos no sistema nervoso central. Também há risco de contágio na escola, por causa da grande circulação de pessoas e do contato com professores e colegas.

Segundo Olivo, o tratamento é basicamente o mesmo para crianças e adultos. São usados medicamentos antivirais disponíveis para administração oral ou com injeções. É importante levar o bebê ou a criança em um pediatra, já que algumas medicações, de acordo com o infectologista, não devem ser utilizadas em menores de 12 anos devido à falta de dados que garantam a segurança do uso e também à resistência de algumas cepas do vírus.

Dr. Taylor Endrigo Toscano Olivo é infectologista formado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e atua em Bauru (SP). CRM-SP: 115765

TAGS
herpes
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

35 comentários para "Herpes infantil? Saiba como identificar e tratar essa infecção em crianças"

Shirllei Silva Carvalho

Meu filho tem 8 ano já é a segunda vez que a boca dele estória com bolha. Tudo indica que é herpes e não sei o que fazer .

Cuidados Pela Vida

Olá Shirllei, aconselhamos você a levar o seu filho a um médico pediatra, ele poderá solicitar exames para então diagnosticar o quadro corretamente e verificar um tratamento caso seja necessário. Abraços.

Isabel

Meu filho tem 8 anos ja é a quinta vez q aparece uma ferida n canto d boca porem ele informa q ñ corsa e nem arde. Provavelmente s for deve ter pego por beber em um copo contaminado pq n mi ha casa ninguem tem. Cm devo agir a isso?

Cuidados Pela Vida

Olá Isabel, todo cuidado com as crianças ainda é pouco não é mesmo? O ideal é você comparecer com seu filho em um médico pediatra para avaliação, bem como para solicitar exames e tratar com medicamento, ser for esse o caso. Abraços para vocês dois e melhoras pra ele.

Lurdes

Meu nene tem 2 anos e apareceu umas bolinhas na coxa dele e na boca e se babá bastante levei no pedi hoje e ele acha que é erres isso tem cura

Cuidados Pela Vida

Olá Lurdes, apesar de existir tratamento efetivo para crises de herpes, segundo pesquisas a cura total do quadro, com eliminação do vírus do organismo dos pacientes, ainda não é possível. Conforme explica a dermatologista Karina Lopes “Isso acontece porque o vírus tem afinidade por nossas terminações nervosas, e ali fica ‘adormecido’ entre uma crise e outra”. Aconselhamos uma avaliação com médico infectologista que poderá sanar todas as dúvidas. Abraços.

aparecida

herpes em criança tambem dar na genital

Cuidados Pela Vida

Oi Aparecida, o Herpes simplex é um dos vírus responsáveis por causar a infecção que também recebe o nome de herpes, que se caracteriza pelo surgimento de pequenas bolhas ao redor dos lábios e/ou dos genitais – mas que também podem aparecer em qualquer outra parte do corpo. A doença é transmitida por meio do contato de mucosas infectadas e atinge adultos, idosos e crianças.
No caso das crianças é importante atentar-se para não se auto contaminar ao tocar a lesão labial e, em seguida, sem lavar as mãos tocar outras partes do corpo como nariz, olhos, genitália. Abraços.

Luiz carlos

Bom dia.Meu filho tem 8 anos e acabamos de chegar do dermatologista e já passamos pela pediatra ao qual passou três medicamentos pra ele e o dermatologista aprovou.Só que as bolinhas deram em 2 cantos no testiculo dele tipo um caixinho de uva.Ele disse que é herpes..vc concorda ?

Cuidados Pela Vida

Oi Luiz Carlos, o Herpes simplex é um dos vírus responsáveis por causar a infecção que também recebe o nome de herpes, que se caracteriza pelo surgimento de pequenas bolhas ao redor dos lábios e/ou dos genitais – mas que também podem aparecer em qualquer outra parte do corpo. Se mesmo após uma consulta ainda haja dúvidas, aconselhamos você a verificar com outro especialista de sua confiança, pois somente durante uma consulta presencial é possível fornecer algum diagnóstico. Abraços.

Ialex Monteiro dias

Minha filha têm 2 anos pelo tipo de lesão tudo indica que seja herpes deu na região das costas…Qual tipo de tratamentos podem ser feitos?

Elizangela

Quais as chances de uma criança pegar herpes no assento sanitário?

Cuidados Pela Vida

Olá Elizangela, a herpes é transmitida por meio do contato de mucosas infectadas. Abraços

Janaína

Olá minha filha tem 4 anos e acabou de aparecer uma bolhas em seus lábios temo que seja herpes,pois a prima tem herpes tipo 1 e várias vezes minha filha usou batons e copos da mesma.

Cuidados Pela Vida

Olá Janaína. É importante fazer uma avaliação com um médico para se certificar. Abraços

Janaina

Olá, estou desesperada meu filho tem 11 anos e teve uma febre de 39 graus e a garganta inflamada. Surgiram, umas bolhas em sua boca. Seria possível ser pela febre ou nesse caso é herpes. Tenho uma bebê de 1.4 meses como faço caso seja herpes pra não contaminar minha filha. Eu estou muito triste pois não quero isso pro meu filho. O que devo fazer pra não aparecer isso nele?

Cuidados Pela Vida

Olá Janaina. É difícil de dizer o que está ocasionando as bolhas em seu filho sem realizar um exame mais detalhado. Aconselho que você passe por uma consulta médica para que ele indique o diagnóstico e o tratamento mais assertivo. Abraços.

Tatianny Almeida

Olá tenho herpes é tenho uma filha de dois anos como saber se ela está infectada

Tatianny Almeida

Minha filha teve uma crise de afta e ela se cosa muito até e nas partes íntimas também cosa muito pode ser herpes é qual tipo de exame fazer

Cuidados Pela Vida

Olá Tatianny, o vírus da herpes muitas vezes fica incubado no organismo e pode não manifestar a doença durante anos, aparecendo geralmente quando a taxa de imunidade da pessoa cai.
Abraços

Cuidados Pela Vida

Tatianny, o ideal é levar sua filha a um pediatra que encaminhará ao especialista correto, de acordo com o problema que ele detectar. Abraços

Aline

Olá meu bebê tem 20 dias e ontem sem querer encostei minha boca na dele e hoje saiu na minha boca a droga da herpes. To com muito medo de ter contaminado meu bebê. Ele corre algum risco?

Cuidados Pela Vida

Olá Aline, infelizmente ele corre risco, pois a mucosa oral é uma das partes mais sensíveis ao vírus. Procure um médico para examinar o seu caso. Abraços

Sara

Quais as chances de transmissão intrauterina de herpes? O uso de aciclovir pode impedir essa transmissão? Usar aciclovir na gravidez pode prejudicar o bebê?

Kassia

Esse sair é muito bom ,esclaresse nossas duvidas

Juliana

Oiii minha bb esta c mamchas na Boca,na lingua e esta tenho febre pode see isso ou um sapinho.

Cuidados Pela Vida

Oi Sara, caso a grávida manifeste as lesões pela primeira vez durante a gravidez, o vírus pode atravessar a barreira da placenta. Como afirma a infectologista Dra. Keilla Mara de Freitas “o risco de transmissão fetal em casos de mães com infecções prévias mas sem lesões ativas no momento da gestação é muito baixo”. No entanto, durante o parto, o contato direto do bebê com uma lesão ativa na vulva e na região perianal pode transmitir o vírus. Ao realizar o pré-natal corretamente, a gestante será orientada pelo profissional de saúde sobre as medicações e os cuidados a serem realizados.

Anakassia

Olá é possível contaminar o bebê pela amamentação se o peito estiver ferido saído sangue e o bebê mamar com as mamas feridas?

Cuidados Pela Vida

Oi Juliana, é complicado realizar um diagnostico apenas com essas informações. É necessário analisar alguns exames para entender melhor o que está acontecendo. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Anakassia, como afirma a infectologista Keilla Mara de Freitas “o vírus é transmitido por contato direto ou indireto com lesões ativas ou por via sexual mesmo com lesões não ativas”.

Eduarda

Meu sobrinho tem 2 meses de nascido, e ta nascendo uns caroços muito grande e vermelho, ja levaram ele no médico e disse que é infeção , passou um remédio, só que não ta servindo

Cuidados Pela Vida

Olá Eduarda, é complicado diagnosticar seu sobrinho apenas com essas informações. É necessário analisar alguns exames para entender melhor o que está acontecendo. Abraços.

Christian

Meu filho tem 3 anos e de vez enquando aparece umas bolinhas no queixo dele !tudo indica que é herpes !acho que deve ser a quinta ou a sexta vez que aparece isso nele

Cuidados Pela Vida

Oi Christian, leve-o para uma consulta com o pediatra, assim ele irá fazer o diagnóstico correto e indicar a conduta adequada. Abraços.

Elaine

oi minha filhinha tem 3 anos e essa semana apareceu na região do bumbum dela e vagina alguns caroços estranhos parecendo espinhas, eles coçam muito tanto que ela feri a pele, e hoje ela ficou com uma assadura horrível , o que isso pode ser ? estou muio preocupada. há os caroços que aparecem na vagina é na parte onde nasce os pelos.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.