AchèAchè
    search
    Título

    Existem diferentes tipos de caspa? Quais são?

    Uncategorized

    Por

    A caspa nada mais é que a descamação de lesões que podem causar coceira e que afetam, principalmente, o couro cabeludo, mas que também podem ser vistas nas sobrancelhas e na barba, por exemplo. Segundo a dermatologista Giselle Sanches, existem dois tipos de caspa. Confira as principais diferenças entre eles e saiba como tratá-los!

    Seca e oleosa: conheça os dois tipos de caspa


    “Popularmente, existem dois tipos de caspa: a caspa seca e a caspa oleosa. Essa é uma definição popular porque, tecnicamente, na área da Dermatologia, nós dividimos as descamações de outra forma. As duas caspas tendem a ser colonizadas por fungos. No entanto, o fungo ‘gosta mais’ da caspa oleosa”, afirma a especialista. 

    “Caspa seca é uma descamação do couro cabeludo ocasionada por uma irritação ou dermatite. O couro fica realmente ressecado e a descamação é um pouco mais fina e seca. A caspa oleosa já é um pouco diferente, sendo causada pelo excesso de oleosidade no couro cabeludo. Sua descamação é um pouco mais grosseira. Na Dermatologia, denominamos esse tipo de caspa de dermatite seborreica“, explica a médica. 

    Como é feito o tratamento da caspa?


    A melhor forma de se livrar da condição é procurar um médico para
    iniciar o tratamento, que varia de acordo com o tipo de caspa. “Na caspa seca, temos que atacar a causa da irritação do couro cabeludo, que pode ser uma dermatite de contato por tinta de cabelo, uso de algum cosmético com metal pesado ou uma alergia sistêmica”, informa Dra. Giselle. 
    Já para a caspa oleosa, a irritação pode ser causada por diversos fatores que deverão ser tratados, como estresse emocional, alteração do pH e da flora da pele. A dermatologista recomenda ainda, em ambos os casos, usar shampoos que retirem a oleosidade excessiva do cabelo e façam uma limpeza mais profunda. Já para a caspa oleosa, é importante também regular a quantidade de fungos que habitam o couro cabeludo. 

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes