Entendendo o herpes: quais são as fases da doença?


  • +A
  • -A
Imagem do post Entendendo o herpes: quais são as fases da doença?

O herpes simples é uma infecção causada pelo vírus de mesmo nome e que se divide em dois tipos: o HSV-1 e HSV-2, sendo o primeiro mais comum. O vírus está espalhado em todas as partes do planeta e causa infecções leves, na maioria dos casos. Ele é transmitido pelo contato com mucosas orais ou genitais e a maioria das pessoas não apresenta sintomas ao contraí-lo.

Como o herpes age no corpo

“Assim que o vírus entra no corpo, ele rapidamente se reproduz na mucosa ou na pele, se espalha e segue para as terminações nervosas”, explica o infectologista Taylor Olivo. Por causar lesões no corpo, a herpes geralmente provoca dores. A primeira infecção é mais intensa devido à disseminação do vírus que provoca uma grande quantidade de lesões.

Segundo Olivo, a primeira infecção é comumente encontrada em crianças e jovens adultos e entre os sintomas estão “febre, dor no corpo, irritabilidade, aparecimento de ‘ínguas’ no pescoço e lesões na boca, na língua e nos lábios”.

O vírus pode voltar

Após a primeira infecção, o herpes pode ser reativado, mas são episódios menos intensos e dolorosos e mais rápidos. Alguns pacientes sofrem com o vírus de quatro a cinco vezes por ano, o que pode demandar terapias prolongadas na tentativa de reduzir as ocorrências. Depois de um período de três a cinco anos do primeiro contato, o número de episódios tende a diminuir.

Em casos não tratados, o herpes pode avançar pelo organismo e provocar complicações. “Os vírus herpes simples são responsáveis por gerar desde infecções mucosas e cutâneas a infecções cerebrais e infecções disseminadas”, afirma Olivo. A grande maioria das doenças é leve, mas pessoas com diabetes, AIDS e câncer têm maior risco de desenvolver um problema de saúde grave.

Dr. Taylor Endrigo Toscano Olivo é infectologista formado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e atua em Bauru (SP). CRM-SP: 115765

TAGS
herpes
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Entendendo o herpes: quais são as fases da doença?"

Audrey Chrisostomo Sanches

No meu caso,tenho herpes há uns 15anos, de leve a moderado,porém há uns 3anos em média, só aumentou, tantos nas vezes,qto à gravidade. Chega a ser todo mês, em vários lugares,inclusive nos últimos meses não seca mais!! Não sei oque fazer mais…

Cuidados Pela Vida

Oi Audrey, no caso de crises recorrentes ou muito extensas, é importante procurar um médico para investigar se não apresenta nenhuma deficiência de imunidade. Melhoras.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.