Qual é a diferença entre dermatite moderada e grave?


  • +A
  • -A
Imagem do post Qual é a diferença entre dermatite moderada e grave?

As dermatites, também chamadas de eczemas, são resultado de um processo inflamatório da pele causado por diversos fatores. Entre os principais sintomas do problema estão coceira, vermelhidão, inchaço, erupções e até descamação da pele. A dermatite pode ser aguda ou crônica, de acordo com o tempo de evolução.

Dermatite grave pode causar infecções


Para a dermatologista Patrícia Mafra, os casos de dermatite podem ser classificados de acordo com o nível de acometimento e grau de gravidade. “Em geral, dermatites moderadas são mais leves, menos sintomáticas e com menor nível de acometimento da pele. Já as dermatites graves podem acometer uma área corporal mais extensa e podem ser mais sintomáticas”, explica a especialista.

As complicações são mais comuns nos pacientes em que a dermatite está em estágio grave. Uma delas é a neurodermatite, que apresenta inicialmente sintomas parecidos com a dermatite, mas a intensa coceira agrava os sintomas, gerando um problema cíclico. Infecções causadas por bactérias e fungos também são mais comuns em casos graves, em que a coceira constante cria um ambiente propício para o desenvolvimento desses microrganismos.

Como é o tratamento das dermatites moderadas e graves?


O nível em que a dermatite se encontra pode influenciar o tratamento e o prognóstico, segundo Patrícia. “Em geral, dermatites menos extensas tendem a ser menos graves e tratadas apenas com produtos de uso tópico e adequação de determinados hábitos de vida, como hidratação e proteção solar”, afirma a médica.

Por outro lado, as dermatites mais extensas podem ser também mais graves e exigir uso de medicação oral, além de tratamento tópico e dos cuidados básicos da pele, como limpeza, hidratação e proteção contra os raios solares. Tanto os medicamentos orais quanto tópicos ajudam a reduzir a inflamação e a coceira.

Dra. Patrícia Nascimento Mafra é dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e atua em Belo Horizonte. CRM-MG: 37955

Foto: Shutterstock

TAGS
dermatite
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Qual é a diferença entre dermatite moderada e grave?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.