Cortador ou tesoura: Existe alguma opção melhor para cortar as unhas?


  • +A
  • -A

Manter as unhas sempre curtas e bem cortadas é fundamental para a saúde das mesmas, pois, assim, diminui-se o acúmulo de impurezas no local, o risco de traumas e unhas quebradas. As ferramentas mais comumente utilizadas para isso são a tesoura e o cortador, sendo ambos indicados e eficientes para o propósito em questão. 

Tanto o cortador quanto a tesoura podem ser utilizados para o corte das unhas. No geral, um não se destaca em relação ao outro. O importante é que o instrumento utilizado seja sempre higienizado para evitar contaminações”, informa a dermatologista Aline Guimarães. A opção por um dos dois pode ocorrer simplesmente por preferência ou por alguma especificidade. 

Situações em que tesoura ou cortador são mais indicados


No caso dos pacientes que têm unhas com tendência ao encravamento – especialmente as dos pés – por exemplo, a especialista afirma que o uso da tesoura é mais indicado. “Nesta situação a tesoura é mais eficiente, pois garante um
corte mais reto das unhas, sem arredondar as laterais”, explica Aline.

Por outro lado, há pessoas que sentem bastante dificuldade em manusear a tesoura para cortar as unhas, preferindo o cortador, que possui uma mecânica mais assertiva e firme, que facilita o procedimento. O contrário também é possível. Portanto, vale mais a pena utilizar o instrumento que você se sente mais confortável e que atinge um melhor nível de eficiência no corte. 

Unhas curtas diminuem risco de fragilização


Manter as unhas sempre cortadas é importante para evitar problemas como a síndrome das unhas frágeis e para o tratamento em pacientes que já apresentam os sintomas. Neste quadro, as unhas ficam mais frágeis e quebradiças, o que exige medidas que as fortaleçam. O uso de medicamentos
feitos a base de biotina é fundamental, tendo em vista a importância desta vitamina para a saúde ungueal e capilar.  

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Aline Guimarães

Dra. Aline Guimarães

Dermatologia

CRM: 155914 / SP

TAGS
pele
unhas
unhas-frageis

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Cortador ou tesoura: Existe alguma opção melhor para cortar as unhas?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.