Por que é necessário controlar, e não eliminar, a oleosidade da pele?


  • +A
  • -A

O excesso de oleosidade da pele é algo que não só incomoda esteticamente, mas que também facilita o aparecimento de alguns problemas, como acnes e cravos. O primeiro passo para tratar a pele oleosa é procurar a ajuda de um dermatologista. Este profissional será capaz de analisar sua pele e indicar a melhor abordagem. 

Efeito rebote é motivo de preocupação no tratamento da pele oleosa


O tratamento da pele oleosa não tem como objetivo eliminar a oleosidade da pele completamente, o que seria um erro. Na verdade, a meta é controlá-la. “Se eliminarmos a oleosidade, o corpo tende a produzir mais oleosidade para compensar, ou seja,
produz um efeito rebote“, afirma a dermatologista Juliana Fonte. 

Ao retirarmos toda a oleosidade da pele, o organismo entende que o órgão está desprotegido e desidratado. O efeito rebote é uma tentativa do corpo de contornar essa situação. Logo, inicia-se a produção de mais sebo. Vale lembrar que esse fenômeno não é exclusivo da pele oleosa e pode acontecer também com outros tipos de pele. 

Como controlar a oleosidade da pele?


Doutora Juliana cita os principais produtos utilizados no tratamento da pele oleosa: “A oleosidade pode ser
controlada com produtos específicos, como sabonetes com ativos ceratolíticos, adstringentes e/ou antimicrobianos, usando soluções adstringentes ou tônicos e usando protetores solares com ativos que fazem o controle da oleosidade”. 

É importante ainda prestar atenção a alguns hábitos do dia a dia que podem prejudicar esse controle. Lavar a pele várias vezes ao dia, usar produtos muito adstringentes e esquecer de hidratar a pele adequadamente, usar maquiagem que não é específica para a pele oleosa e passar a mão no rosto constantemente são atitudes que atrapalham o tratamento. 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Juliana Fonte

Dra. Juliana Fonte

Dermatologia

CRM: 32136 / RS

TAGS
acne
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Por que é necessário controlar, e não eliminar, a oleosidade da pele?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.