Laser de CO2 fracionado: como recuperar a pele sensibilizada por esse processo?


  • +A
  • -A

Por mais que apresentem benefícios, os procedimentos estéticos podem deixar a pele sensibilizada, o que exige cuidado posterior para fazer valer o investimento completamente. O laser de CO2 fracionado é um exemplo disso. Ele é indicado para o rejuvenescimento da pele, combatendo rugas, linhas de expressão e cicatrizes de acne. 

“O laser de CO2 fracionado é considerado um laser ablativo, ou seja, que ‘destrói’ células da pele, pois seu alvo é água. Por conta disso, a pele que permanece (camadas mais profundas) fica bem frágil, desprotegida e predisposta a infecções (virais, fúngicas e bacterianas), irritação e alergia”, explica a dermatologista Alexandra bononi. 

Cuidados antes e depois do tratamento com laser de CO2 fracionado


Segundo a especialista, é comum a recomendação do uso oral de medicamentos antivirais antes do tratamento com laser CO2 fracionado, além dos cuidados pós-tratamento para limpeza adequada (com produtos suaves),
hidratação intensa (com produtos adequados para cada tipo de pele, suaves e cicatrizantes) e rigorosa proteção solar. 

“É preciso, ainda, cuidado com qualquer outra coisa que se passe na pele (maquiagens e outros cremes), pois isso pode desencadear dermatite de contato”, acrescenta a médica. Também são indicados cuidados no período pré-procedimento, como o uso de anestésico. Pacientes com doenças de pele, como vitiligo, herpes ativo e lúpus, não devem se submeter ao laser CO2 fracionado.  

Recuperação do procedimento


O tratamento com laser CO2 fracionado dura por volta de três a seis sessões, com intervalo de 45 a 60 dias entre cada sessão. A recuperação do procedimento, por outro lado, é bem menos extensa. De acordo com Bononi, o período de recuperação da
pele sensibilizada por procedimentos estéticos varia de acordo com a tecnologia utilizada e da região do corpo tratada. Porém, varia, em média, entre sete e 10 dias após o procedimento. 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Alexandra Bononi

Dra. Alexandra Bononi

Dermatologia

CRM: 97012 / SP

TAGS
limpeza-de-pele
pele
problemas-de-pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Laser de CO2 fracionado: como recuperar a pele sensibilizada por esse processo?"

Andreia Aparecida da Silva

Olá quero saber se tira manchas de melasma obrigada….

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Andreia. É importante que um especialista avalie o tipo de melasma para indicar ou não este método, pois existem opções de tratamento para cada caso. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.