Calvície: É normal o cabelo continuar caindo no início do tratamento?


  • +A
  • -A

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a calvície é causada por fatores genéticos e hormonais, podendo levar à perda total ou parcial do cabelo. Quem tem predisposição a manifestar o problema deve procurar um especialista e iniciar o quanto antes o tratamento adequado, o qual contribuirá, principalmente, para conter o processo de queda.

Por mais que o tratamento seja efetivo em muitos casos, no início do tratamento é comum os fios continuarem caindo. “Isso ocorre por dois motivos: o primeiro é pelo fato do crescimento do cabelo ser lento, então não se percebe melhora imediatamente. O segundo é que o cabelo passa por uma queda natural após diversos fatores, como infecções, traumas, estresses etc”, explica a dermatologista Gabriella Albuquerque.

Melhora do tratamento contra calvície não é vista logo no começo


Ainda segundo a especialista, esta queda natural normalmente é fisiológica e demora um tempo para se regularizar. Por isso, mesmo com o
uso de medicações específicas para fortalecimento capilar já iniciado os fios se mantém em queda por cerca de um mês – essa duração pode chegar até três meses.

“Após este período (entre um e três meses após o início de tratamento) o paciente começa a notar redução na queda”, garante a especialista. Portanto, é importante ter essa informação em mente, pois caso você não esteja ciente desta realidade, pode achar que o medicamento não está fazendo efeito e abandonar o tratamento precocemente.

Queda dos fios é normal se não for exagerada


É importante ressaltar ainda que
a queda dos fios de cabelo é algo natural e ocorre independente da calvície. Quando o tratamento contra a calvície é iniciado e já está em curso há mais de um mês, mesmo que a queda exagerada que constitui a doença já tenha cessado, você ainda vai ver no banho fios de cabelo caindo. Isso pode ainda assustar algumas pessoas, então é importante frisar que, em algum nível, os fios sempre cairão.

 

Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia: http://www.sbd.org.br/dermatologia/cabelo/cuidados/queda-de-cabelos/

Foto: Shutterstock

 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Gabriella Albuquerque

Dra. Gabriella Albuquerque

Dermatologia

CRM: 71503-4 / RJ

TAGS
cabelos
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Calvície: É normal o cabelo continuar caindo no início do tratamento?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.