Acordar com muitos fios de cabelo no travesseiro pode ser sinal de calvície?


  • +A
  • -A

A calvície é um problema de saúde marcado pela perda expressiva de cabelo e que, embora seja visto com mais frequência entre os homens, também pode ser diagnosticado nas mulheres. Ver muitos fios soltos no travesseiro é um dos sinais da calvície. Eles podem começar a cair ainda na adolescência, logo depois do fim da puberdade, principalmente nos homens.

 

Quem tem calvície pode observar queda de cabelo no travesseiro

 

“É normal perdermos 100 fios por dia. Uma perda acima disso deve ser investigada. Podem ser vistos cabelos no travesseiro ou pelo chão da casa”, afirma a dermatologista Marcela Benez. De acordo com a profissional, o paciente também pode perceber uma queda maior dos fios ao lavar, pentear e passar a mão no cabelo.

A melhor maneira de verificar se a queda está exagerada é observar diariamente quantos fios de cabelo estão soltos no travesseiro ao acordar e quantos se soltam durante o banho. É claro que não é possível contá-los um a um, mas é importante prestar atenção à quantidade, que se permanecer grande por vários dias, deve ser motivo para uma consulta médica.

 

Como é o tratamento da calvície?

 

“Procurar um dermatologista é sempre recomendado nessas situações, além de evitar se automedicar porque existem várias causas de perda de cabelo. Fazemos o diagnóstico por meio da tricoscopia (dermatoscopia do cabelo), exames de sangue e, às vezes, biópsia”, explica a especialista. O tratamento varia de acordo com o tipo de calvície e suas causas.

Uma das principais causas é a herança genética e, nesses casos, a calvície recebe o nome de alopecia androgenética. A alimentação, distúrbios hormonais e outras doenças também estão entre as possíveis as causas do problema. Já para o tratamento, mudanças na dieta e uso de medicamentos tópicos que retardam a queda de cabelo e estimulam o crescimento dos fios são medidas frequentemente recomendadas pelos médicos.

 

Dra. Marcela Benez é dermatologista pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). CRM-RJ: 52-80226-3

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
cabelos
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Acordar com muitos fios de cabelo no travesseiro pode ser sinal de calvície?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.