A caspa, se não tratada, pode piorar?

  • +A
  • -A

A caspa é um dos sintomas da dermatite seborreica, doença inflamatória que quando atinge o couro cabeludo também é chamada de pitiríase esteatoide. Essa condição se desenvolve nas áreas do corpo com maior quantidade de glândulas sebáceas e tem uma discreta predominância no sexo masculino. O problema, se não for tratado, pode piorar. Confira as principais complicações da caspa. 

Caspa pode facilitar infecções causadas por bactérias


“O número de bactérias e de leveduras é bem maior na pele com caspa do que em uma pele considerada normal”, afirma a dermatologista Elizabeth Senra. Essa maior presença de micro-organismos pode facilitar o desenvolvimento de infecções de pele e, segundo a médica, já justificam a importância do tratamento da caspa. 

“Em alguns pacientes, o problema pode surgir acompanhado de eritema e exsudação”, explica a especialista. Eritema é uma reação inflamatória que deixa a pele avermelhada, enquanto a exsudação consiste na liberação de um líquido, típico dos processos de cicatrização. “Além disso, a caspa ainda pode vir associada à coceira e ao constrangimento social“, completa Dra. Elizabeth.

Falta de tratamento pode causar queda de cabelo


Além disso, os pacientes com dermatite seborreica também podem apresentar uma
queda de cabelo difusa e crônica, quadro que recebe o nome de eflúvio telógeno. “O importante é realmente procurar um dermatologista para fazer o diagnóstico correto, pois nem toda lesão descamativa no couro cabeludo é caspa, podendo ser o início de outras doenças, como psoríase”, alerta a especialista. 

O tratamento da caspa se baseia em shampoos e loções capilares contendo agentes antifúngicos, como piritionato de zinco, associados ou não a substâncias queratolíticas e que regulam a quantidade de sebo, como o ácido salicílico. Em casos mais graves, medicações orais e fototerapia também podem ser indicadas.


Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Elizabeth Senra

Dra. Elizabeth Senra

Dermatologia

CRM: 114229 / SP

TAGS
cabelos
dermatite
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "A caspa, se não tratada, pode piorar?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.