Varizes: Qualquer veia do corpo pode ficar varicosa?


  • +A
  • -A

As varizes se caracterizam pela deformação de vasos, principalmente nos membros inferiores, seguida por outros sintomas, como dor, queimação e inchaço nas pernas. Porém, este fenômeno pode ocorrer também em outros membros da parte superior do corpo. Em suma, veias de todo o corpo podem ficar varicosas, mas isso acontece com mais frequência nas pernas e pés.  

Fatores de risco das varizes nos membros inferiores e superiores


“O príncipio das varizes é o mesmo para todo corpo: qualquer veia normal que se deformou se tornará uma veia varicosa. Porém, as causas dessa deformação costumam variar. Nos membros inferiores, as causas mais comuns são: insuficiência venosa, gravidade e hábitos ruins de vida (
tabagismo, sedentarismo, obesidade, etc.)”, informa o angiologista Jayme Ramos. 

Nos membros superiores, a gama de fatores de risco é menor, já que a formação de varizes nessa região é menos frequente. “Podemos citar como causas comuns de varizes nos membros superiores: traumas sofridos no local e condições genéticas/hereditárias que gerem uma maior predisposição para o desenvolvimento do problema”, afirma o médico. 

Tratamento contra varizes e seus sintomas associados


Independente do local de acometimento das veias varicosas, o importante é aderir o quanto antes ao tratamento adequado, o qual, no geral, é o mesmo. O primeiro passo do processo de recuperação é atuar diretamente nos fatores de risco. Portanto, cessar o tabagismo, consumo excessivo de álcool, obesidade e sedentarismo (com
prática regular de atividade física) são medidas relevantes. 

O uso de meias de compressão também é importante para aliviar os sintomas, assim como manter as pernas elevadas em alguns momentos do dia para facilitar o fluxo sanguíneo. Em muitos casos, a medida principal do tratamento é o uso de medicamentos específicos capazes de controlar os sintomas e o quadro varicoso como um todo.   

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

Angiologia

CRM: 52663859 / RJ

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Varizes: Qualquer veia do corpo pode ficar varicosa?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.