Se não forem tratadas, as varizes podem causar problemas graves?


  • +A
  • -A

Muitas pessoas encaram as varizes mais como um problema estético do que de saúde, sendo que, na verdade, há diversos riscos associados a esse quadro que vão muito além da aparência. O problema é crônico e por isso exige tratamento específico constante. Deixar de tratar as varizes ou mesmo abandonar um tratamento em curso pode ser perigoso.   

Se não forem tratados a doença pode evoluir e piorar o caso de insuficiência venosa. “Sensação de queimação nas pernas, dormência, pode haver também alterações de mudança da textura da pele, deixando-a mais suscetível a lesões, úlceras, infecções e sangramento”, informa o angiologista Jayme Ramos.

Varizes podem provocar trombose


Ainda segundo o especialista, a ausência de tratamento adequado para as varizes pode aumentar o risco de tromboflebite (inflamação superficial das veias) e, em algumas situações,
facilitar o desenvolvimento de trombose. “Por tudo isso é que a veia varicosa deve ser encarada como um problema de saúde e não apenas uma situação estética”.

A trombose consiste na formação de coágulos de sangue no interior de veias e artérias, os quais impedem a circulação do sangue. Pessoas com varizes possuem mais risco de desenvolver trombose das veias, pois a dilatação das veias varicosas dificulta o fluxo sanguíneo, o que favorece a formação dos trombos.

Tratamento para controlar as varizes e seus sintomas


Além de ajudar a evitar esses riscos graves, o tratamento das varizes é fundamental para controlar a doença em si e seus incômodos sintomas. Para isso,
deve-se utilizar medicamentos específicos e lançar mão de alguns cuidados simples para o dia a dia. Dentre estes, vale evitar o sobrepeso, praticar exercícios físicos, evitar ficar com as pernas paradas, usar meias elásticas de compressão etc.   

Dr. Jayme Ramos é angiologista e cirurgião vascular e atende em seu consultório no Rio de Janeiro. CRM: 52663859

Foto: Shutterstock

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Se não forem tratadas, as varizes podem causar problemas graves?"

valdelino

tenho várias varizes grossas nas pernas. tomo o medicamento VENAFLON. ISSO PODE SE AGRAVAR? SINTO AS VEZES COCEIRAS. O QUE POSSO FAZER PARA RESOLVER?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Valdelino, como cada caso tem suas particularidades, o indicado é realizar uma consulta com um médico, ele irá avaliar sua queixa e prescrever o tratamento adequado. Melhoras.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.