Varizes: por que a doença causa sensação de queimação nas pernas?


  • +A
  • -A

As varizes são veias que se deformaram e incharam devido a problemas na circulação sanguínea. Elas nem sempre se resumem a questões estéticas, podendo ser, na verdade, um problema de saúde que requer cuidados médicos. Um dos sintomas da doença é a sensação de queimação nas pernas, um dos locais mais afetados pelas varizes.

Queimação nas pernas é causada pela dilatação das veias


“A queimação, a dor, o cansaço e a sensação de peso são
sintomas causados pela dilatação das veias“, afirma o angiologista Ricardo Nobili. A dilatação, por sua vez, causa repercussões inflamatórias na região afetada. Dependendo do grau das varizes, alguns pacientes podem não sentir nada, enquanto outros podem se queixar até de coceira, inchaço das pernas e mudanças no tom da pele.

O incômodo tende a piorar no fim do dia, depois de o paciente permanecer em pé ou sentado, em uma mesma posição, durante muitas horas. No caso das mulheres, os sintomas podem se agravar também na gravidez e no período menstrual. Por isso, é importante conversar com o médico e esclarecer qualquer dúvida sobre tratamento e prevenção.

Natação e hidroginástica são recomendadas para diminuir os sintomas das varizes


“Para melhorar os sintomas, devemos fazer atividades físicas regularmente, como caminhadas, hidroginástica e natação, e manter o peso dentro dos padrões de normalidade”, aconselha o especialista. Os exercícios físicos mantêm o corpo em movimento e estimulam a circulação do sangue.

Outra atitude importante para aliviar a queimação nas pernas causada pelas varizes é repousar com os membros inferiores elevados ou mantê-los para cima sempre que possível, o que ajuda ainda a evitar complicações. O uso de meias elásticas, assim como o uso de medicações específicas, também pode ser indicado por um angiologista.

Dr. Ricardo Luiz Guimarães Nobili é membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) e atende em Duque de Caxias (RJ). CRM-RJ: 31788-7

Foto: Shutterstock

TAGS
circulacao
dor-nas-pernas
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

5 comentários para "Varizes: por que a doença causa sensação de queimação nas pernas?"

Josete

Ótima a matéria, tirou minha dúvida sobre queimacão,sinto isso no meu MIE as vezes, muito incômodo, massageio, ando, MMMII elevados para ver se melhora;apresenta mais no final da tarde. Agradecido.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Josete, ficamos felizes que você tenha gostado! Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Jaiza Medeiros

Amei a matéria, sempre sentia muita dor nas pernas , queimação, ardia muito, e não sabia que era das varizes, até que um dia fui a um angiologista, ele me disse que era das varizes, me passou as meias, muito ,muito boa super recomendo já faz um ano que uso elas não sinto mas nada de dor e nem queimação! Agradecida!

meu nome ´Dalva

Nos últimos dois meses tem aparecido inchaço nas minhas pernas acompanhado de alguns edemas e manchas escuras na altura do tornozelo até as panturrilhas e as vezes me causa coceira e queimação, fui ao médico que me receitou o uso de: diosmin,vénula, cefalexina, predinisona, betatrinta injetável e fletop gel, estou me sentido um pouco melhor mas, ainda sinto muito incomodo, trabalho o dia todo de segunda a sábado a maior parte sentada, isto pode contribuir para estes sintomas, esta medicação está correta, existe algo melhor que possam me indicar,Tenho um desejo enorme de ficar boa.Me ajudem por favor, há dependo totalmente do SUS o que dificultam muito o acesso aos profissionais, Aguardo retorno.Desde já antecipo meus agradecimentos e espero ajuda.Dalva

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Dalva. O Conselho Federal de Medicina, em sua resolução 1974/2011, vedou ao médico consultas por telefone e internet, pois a consulta física é insubstituível. A ressalva para orientação por telefone ou e-mail é feita para os casos em que o médico já conheça o paciente e esse tenha dúvidas em relação ao tratamento prescrito. Por esse motivo sempre recomendamos a visita ao médico para esclarecimentos e casos individuais. Recomendo que mantenha o tratamento solicitado pelo médico até que você consiga efetuar o retorno. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.