Queimação nas pernas é o único sintoma das varizes?


  • +A
  • -A

Um dos sintomas mais característicos das varizes é a sensação de queimação nas pernas, mas esta não é a única manifestação que surge com o problema. Outras sensações também compõem o quadro, tais como dor, inchaço, coceira, formigamento, descoloração e escurecimento da pele.

 

Sintomas das varizes

 

“A sensação de queimação nas pernas é apenas um dos diversos sintomas que podem ocorrer nos pacientes com varizes dos membros inferiores. A queimação usualmente ocorre por conta da inflamação dos nervos sensitivos periféricos. Isto se deve à presença aumentada de mediadores inflamatórios secundários ao prejuízo circulatório que as varizes causam”, explica o angiologista Rodrigo Fukushima.

Além dos sintomas já citados, pode-se destacar ainda a sensação de peso, cansaço e câimbras noturnas nos membros inferiores, por vezes acordando o paciente no meio da noite. “Em casos mais avançados, podem surgir edema, ressecamento da pele, perda de fâneros (pêlos) e até mesmo feridas (úlcera varicosa)”, completa o angiologista.

 

Tratamento para controlar os sintomas das varizes

 

A principal medida para controlar os sintomas é tratar a sua causa, ou seja, as varizes. Uma das formas de aliviar os sintomas causados pelas varizes, é fortalecer a musculatura da perna, especialmente da panturrilha, pois isso exerce papel extremamente importante no bombeamento do sangue de volta ao coração. “Por isto, a prática regular de atividades físicas, em especial as aeróbicas (caminhada, corrida, bicicleta e natação), auxiliam no controle dos sintomas em pacientes com varizes”, afirma Fukushima.

Algumas medidas simples também podem ajudar no controle dos sintomas das varizes, em conjunto com o uso de medicamentos venotônicos. Exemplos: repouso com os membros elevados, banho com água fria ou a imersão dos membros inferiores em água gelada. “Vale citar ainda as meias de compressão graduada, igualmente importantes no controle dos sintomas das varizes”, conclui.

 

Dr. Rodrigo Bono Fukushima é angiologista e cirurgião vascular especializado em flebologia estética, formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). É especialista em cirurgia vascular, angiorradiologia, cirurgia endovascular e ultrassom vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV). CRM: 125030

Foto: Shutterstock

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

6 comentários para "Queimação nas pernas é o único sintoma das varizes?"

Silvania

Boa noite!faz mais ou menos 3 anos que minha mae tem essa sensacao de queimacao nos membros inferiores ,ela ja tomou muitos medicamenos p circulacao e nenhum conseguiu melhor ,sera que a unica saida sera a cirurgia?mas sera que por ela ter 80 anos ele podera fazer cirurgia?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Silvania, o médico que acompanha sua mãe conseguirá determinar quais são as opções de tratamento para o caso dela. A acompanhe na próxima consulta para que ele possa esclarecer sua dúvida. Abraços.

maria de jesus n lira

tenho muitas varizes. o medico receitou diosmim e sempre compro os genericos que são mais baratos. tem algum problema em tomar os genericos?sinto queimor nas pernas e muito cançaço. faço hidroterapia por causa da coluna, já tive duass ameaças de infartos graças a Deus resolvidos a tempo.além dos exercícios, medicação o que posso fazer pra melhorar esses sintomas e diminuir os riscos de complicações pelas varizes?

Josilda de Souza morais

A minha mãe tem muitas veias nas pernas ultimamente ela está sentindo muita queimação e dores nas veias , será que é por que ela dorme com meias comuns e aperta as veias ela não aguenta nem tocar nas veias.sera que tem um remédio para aliviar esses sistomas

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Josilda, a partir de uma avaliação o médico conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma e poderá indicar o tratamento adequado. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e leve sua mãe para uma consulta. Melhoras para ela.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.