Quais são as consequências da falta de tratamento para varizes?

  • +A
  • -A

Você provavelmente já viu ou conheceu alguém que sofre de varizes, não é mesmo? Essa doença, caracterizada pela dilatação e pelo relevo anormal das veias, é capaz de causar grande incômodo, dores, cansaço e até constrangimento estético. Por isso, o tratamento para varizes é fundamental! O angiologista Jayme Ramos alerta para as consequências e danos que a falta de um tratamento de varizes adequado pode trazer para a saúde. Confira!

Tratamento para varizes pode evitar inflamações e trombose

As varizes costumam ser aparentes a olho nu e seus sintomas característicos, como dor, inchaço e cansaço nas pernas, já são suficientes para orientar o médico na primeira consulta. Porém, seu diagnóstico deve ser feito por um profissional angiologista ou cirurgião vascular e pode incluir exames, como o eco-doppler, para observar a gravidade do problema e a melhor forma de cuidá-las, ou se é necessário fazer uma cirurgia de varizes

No tocante às consequências que a falta de tratamento para varizes pode causar, o angiologista é taxativo: “Varizes não tratadas afetam diretamente a pele e podem levar a manchas, feridas, inflamações com dor, desenvolvimento de trombose, infecções oportunistas nas feridas e sangramentos, além de sintomas de pernas pesadas, dormências, flebites e úlceras venosas”. 

A boa notícia é que as opções de tratamento para varizes são variadas, desde remédios à intervenção cirúrgica. “As varizes podem ser tratadas com aplicações de soluções, tratamento de varizes a laser, espuma densa, cirurgia tradicional, medicamentos e orientações. Na maioria das vezes, esses tratamentos podem ser combinados para se chegar a melhores resultados”, informa o médico. 

Como surgem as varizes?

Dr. Ramos explica que as varizes são, na verdade, veias que se deformaram, provavelmente, devido à insuficiência venosa crônica: “Elas não são o problema em si, mas o sinal de que existe algo errado na circulação venosa. Elas surgem mais comumente devido ao avanço da insuficiência venosa sobrejacente”. 

Embora possam surgir em qualquer lugar do corpo (como as varizes pélvicas, por exemplo), as varizes nas pernas são de longe as mais comuns. “A insuficiência venosa pode ocorrer devido a fatores genéticos, hereditários, hábitos de vida (pessoas que ficam muito com as pernas para baixo, tanto faz na posição sentada ou de pé), uso de medicamentos (pílulas anticoncepcionais), algumas doenças associadas (tipo problemas de tireoide), traumas, sedentarismo e excesso de peso”, comenta Dr. Ramos. Por isso, é comum que varizes surjam vendedores, secretárias e atendentes de telemarketing, ou mulheres que costumam trabalhar de salto. 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

Angiologia

CRM: 52663859 / RJ

TAGS
circulacao
dor-nas-pernas
trombose
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Quais são as consequências da falta de tratamento para varizes?"
Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.