De que forma as meias compressoras ajudam no tratamento das varizes?

  • +A
  • -A

O uso de meias compressoras é muito importante no tratamento e prevenção das varizes, já que facilita o fluxo sanguíneo, permitindo que o sangue que chega aos membros inferiores suba de volta em direção ao coração. Com isso, é possível controlar os demais sintomas associados ao quadro (queimação, dor, inchaço, etc.), melhorando a qualidade de vida do paciente.  

Funcionamento das meias compressoras


As meias compressoras são parte importante do tratamento da síndrome varicosa. Elas permitem um desvio da circulação superficial dos membros inferiores para a circulação profunda. Com isso, as veias superficiais não se deformam e não se tornam veias varicosas”, explica o angiologista Jayme Ramos. 

Segundo o especialista, o uso das meias é bastante indicado quando uma pessoa vai permanecer por muito tempo com as pernas para baixo, ajudando a fazer o fluxo de sangue ir contra a gravidade. “Muitas situações de trabalho hoje em dia exigem isso, como caixas de banco e supermercado, médicos, dentistas, empresários etc”, afirma Ramos.

Outras medidas para controlar o quadro de varizes


A gravidade é um fator relevante no contexto das varizes, já que dificulta o retorno do sangue dos membros inferiores para a parte de cima do corpo. Por isso, além do
uso das meias de compressão, é interessante que os pacientes procurem manter as pernas elevadas nos momentos em que for possível durante o dia, por alguns minutos. 

O tratamento depende ainda do uso de medicamento específico capaz de controlar os sintomas das varizes e o quadro como um todo. O funcionamento desses remédios é o mesmo: facilitar a circulação sanguínea no corpo todo, de modo que o sangue não se acumule nos membros inferiores pela dificuldade de voltar, seguindo sua trajetória normal.    

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

Angiologia

CRM: 52663859 / RJ

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

8 comentários para "De que forma as meias compressoras ajudam no tratamento das varizes?"

Eloisa costa

Já tirei a safena,operei as varizes continuam a me incomodar.O que devo fazer??

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Eloisa. É importante que relate os sintomas que a incomoda ao especialista, para que as ações a serem tomadas sejam seguras. Recomendamos a leitura que aborda este tema: https://cuidadospelavida.com.br/meu-corpo/pernas-e-bracos/tratamento-varizes-vida-inteira. Abraços.

firmino jose teixeira

médico falou que preciso de meias de compressão. coloquei mas muito apertadas mmarcam acho que vou procurarar mais suave o q acham?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Firmino. É importante que você siga as recomendações médicas, mas caso não note eficácia, recomendamos que retorne em consulta e informe ao médico sobre os incômodos, para que o mesmo avalie e indique outro tratamento, se necessário. Abraços!

Rosalina maia Lubatchewsky

Depois da cirurgia quanto tempo ainda vou sentir un caroço dolorido e quanto tempo tenho que fazer uso da meia kendal!?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Rosalina. Aconselhamos que converse com seu médico sobre esses sintomas, para que ele identifique se há alguma anormalidade ou não. Em relação ao uso da meia, você deve seguir a quantidade de tempo que foi indicado. Desejamos melhoras. Abraços!

Edileusa

Boa tarde! Ñ uso a meia com muita frequência. Sempre que uso, quando tiro, às pernas corsa demais. O que devo fazer? Sou alérgica a algumas coisas. Será também sou as meias? Aguardo uma resposta.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Edileusa. O ideal é verificar junto ao especialista que acompanha seu tratamento, assim poderá investigar após avaliação, se no seu caso se trata de alergia às meias. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.