A dor nas pernas causada pelas varizes tem alguma característica específica?

  • +A
  • -A

As varizes resultam de problemas na circulação sanguínea que levam ao empoçamento do sangue nas veias, principalmente, das pernas. Como consequência, as veias se dilatam e ficam tortuosas, o que causa inchaço, coceira, mudanças na pele e dor nas pernas. Mas, como é essa dor das varizes? Ela tem características específicas? Confira!

Varizes provocam sensação de peso nas pernas


“A dor nas pernas causada pelas varizes é considerada inespecífica. Muitas vezes, pode ser descrita como sensação de peso ou cansaço excessivo nas pernas,
queimação, dormência e câimbras”, afirma o angiologista Jayme Ramos. A intensidade desse sintoma deverá variar conforme a gravidade da doença. 

Outro fator que influencia a dor nas pernas nos quadros de varizes é a temperatura do ambiente. Em dias quentes, o calor e a alta imunidade podem piorar o sintoma ou até desencadeá-lo nos pacientes que antes não apresentavam queixa de dor

É possível diminuir a dor nas pernas?


A melhor forma de aliviar a queimação, as câimbras ou o cansaço provocado pelas varizes é procurar um médico para receber o diagnóstico e, assim, iniciar o tratamento correto. “Uma vez definido que a causa da dor é a veia varicosa, podem ser usados medicamentos venotônicos, meias de compressão e medidas como elevar os membros”, recomenda o especialista. 

Praticar exercícios físicos também é uma maneira eficiente de ajudar a diminuir a dor, especialmente nos pacientes obesos ou com sobrepeso. Outras medidas importantes são evitar o uso de calças, shorts e bermudas muito apertados e evitar ficar parado em uma mesma posição durante muito tempo. 


Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

Angiologia

CRM: 52663859 / RJ

TAGS
circulacao
dor-nas-pernas
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "A dor nas pernas causada pelas varizes tem alguma característica específica?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.