Quais cuidados uma pessoa que tem varizes deve ter se tiver que caminhar bastante durante o dia?

  • +A
  • -A

De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, a atividade física é importante para evitar e tratar as varizes, pois ajuda a incrementar o retorno venoso e a combater o sobrepeso. Contudo, exercícios de alto impacto podem gerar o efeito oposto, contribuindo para a manifestação dos sintomas. A caminhada não se enquadra neste contexto, pois não há um nível de impacto elevado.  

“O ato de andar não contribui com a síndrome varicosa. É muito mais prejudicial ficar muito tempo parado na mesma posição, com os pés para baixo, do que andando. Na verdade, é o contrário: o ato de andar é benéfico para a prevenção das varizes”, afirma o angiologista Jayme Ramos. Os especialistas normalmente indicam ao paciente caminhar diariamente. 

Atividades físicas indicadas para combater as varizes


Segundo o médico, quem faz atividades de alto impacto ou com alto índice rotacional, como corrida, futebol e tênis,
tem mais chances de desenvolver varizes. Mesmo assim, isso não significa que a prática desses esportes resultará, necessariamente, no desenvolvimento do problema. Se as atividades forem feitas com cautela, sendo respeitados os limites impostos pelo corpo, a tendência é que elas apenas tragam benefícios para a saúde. 

As atividades indicadas para combater a doença são diversas, então você pode optar por aquele que se sentir mais confortável e que se adequar melhor à sua rotina. Caminhada, corrida e ciclismo são as principais opções aeróbicas. Musculação, lutas e esportes no geral são outras modalidades que auxiliam bastante. As atividades que trabalham a musculatura da panturrilha ganham destaque. 

Outros cuidados para tratar a doença devidamente


Além dos exercícios, é essencial adotar outros hábitos saudáveis no dia a dia para evitar as varizes. Ter uma alimentação balanceada e nutritiva, se hidratar bastante, evitar fumar e beber bebidas alcoólicas em excesso são alguns exemplos. É recomendado ainda o tratamento medicamentoso, nos casos em que as varizes já são uma realidade, para controlar os sintomas e o quadro como um todo. 

 

Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular: https://www.sbacv.org.br/artigos/medicos/varizes

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

Angiologia

CRM: 52663859 / RJ

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

16 comentários para "Quais cuidados uma pessoa que tem varizes deve ter se tiver que caminhar bastante durante o dia?"

Flavia Vasconcelos

quero receber cuidados pela vida e muito bom

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Flavia. Você pode assinar nossa Newsletter e receber dicas de saúde em seu e-mail. Continue Conosco!

Suely silva

Quais benefícios entre uma cirugia e escleroterapia??

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Suely. A cirurgia basicamente fecha os pontos de refluxo e retira apenas as veias superficiais dilatadas. A escleroterapia não costuma provocar dor nos pacientes, e consegue eliminar varizes e vasinhos. Ambos tem vantagens, é preciso consultar-se com o especialista para que ele faça a avaliação e veja qual das opções que melhor se enquadra no seu caso. Abraços!

Irael sincorà lopes

Fico chatiada, por não poder colocar um chortinho, já operei duas vezes. Mas voltaram. Fico muito desmotivada com essa doença que causar dores , e as pernas tão feia , com esses nodulos e essas manchas escuras.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Irael. A melhor maneira de prevenir as varizes é adotar desde cedo hábitos saudáveis de vida e mantê-los ao longo da vida. Portanto, praticar exercícios físicos (aeróbicos e de fortalecimento muscular das pernas) e ter uma alimentação balanceada é fundamental. Essas medidas funcionam também para o tratamento do quadro, mas além disso é importante usar medicamentos indicados por um especialista que auxiliam o fluxo sanguíneo por todo o corpo.  Aconselhamos que converse com seu Angiologista para verificar se há um tratamento mais eficaz. Desejamos sucesso no seu tratamento. Abraços!

Marcos Roberto Marcelino

Bom dia já tenho varizes dirijo muito sinto muito cansaço a tarde

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Marcos. O fato de ficar muito tempo sentado contribui para o aparecimento das varizes, por isso é recomendado sempre que possível realizar uma atividade física moderada. É importante também procurar um médico angiologista para que seja passado um tratamento adequado. Desejamos melhores! Abraços.

Alessandra

Adorei saber mais sobre varizes ,quero receber mais dicas e ter mais conhecimentos.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Alessandra. Estamos aqui para ajudar, continue conosco para mais matérias como essas. Abraços!

Cida

Olá. Gosto muito das informações do Cuidados pela Vida. Tive TVP 3 vezes, investiguei e descobri que é um problema genético. Faço uso do xarelto todos os dias, e segundo o médico será continuo . Mas eu gostaria de saber se poderia fazer exercício para fortalecer as pernas ( como os que diminuem a flacidez) fico grata pela resposta.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Cida. Ficamos felizes em agradá-la! Os exercícios físicos, devem ser indicados de acordo com suas necessidades, respeitando seus limites e acompanhados por um médico especialista. Recomendamos que você verifique com seu médico essa possibilidade. Abraços!

Valter

Não posso mais tomar diosmin comprimido, pois uso sonda gástrica. Tem outro medicamento para varizes que não seja comprimido?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Valter. No tratamento de varizes, pode ser indicado medicações venotônicas, fisioterapia vascular, uso de meias elásticas e terapias compressivas. Recomendamos que procure seu médico para que seja indicado o tratamento adequado. Abraços!

Fernando J. Silva

A abordagem sobre varizes está ótima, mas vocês podiam ampliar e falar dos problemas do sistema linfático que muitas vezes vêm junto nos membros inferiores inclusive com a secreção de linfa que ataca a pele e não se consegue cessar é um assunto ainda bem difícil de se achar informações, tratamentos, curativos, opções e que é super problemático pelos efeitos e pela falta de informação e tratamento, estou indo em angiologista e dermatologista e parece que nenhum entende bem do problema.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Fernando. Verificamos que é realmente um assunto pouco explorado, e ficamos gratos por sua sugestão. Vamos repassar para nossa equipe editorial, para que avaliem a possibilidade de publicar novas matérias com estas questões. Desejamos que encontre um médico especialista que o auxilie no correto tratamento. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.