Pele flácida: O ácido hialurônico pode ajudar a prevenir a flacidez?

  • +A
  • -A

A firmeza, o brilho e a flexibilidade da pele jovem não são características que permanecem para sempre. Estes atributos se perdem com o tempo devido ao processo natural de envelhecimento do corpo, deixando a pele flácida, com rugas, manchas e linhas de expressão. Por outro lado, algumas substâncias, como o ácido hialurônico, podem ajudar a atenuar e até prevenir a flacidez. Entenda!

Ácido hialurônico mantém elasticidade da pele


“O ácido hialurônico tem um alto poder de hidratação, conseguindo reter água na pele, além de melhorar suas estruturas, atuando nas fibras elásticas e de colágeno e, assim, diminuindo a flacidez”, afirma a dermatologista Thuany Santos. Graças a essa atuação, altas concentrações de ácido hialurônico também conseguem evitar a flacidez. 

O uso do ácido hialurônico gera ainda outros benefícios para a pele: “O ácido hialurônico confere um típico viço e ar saudável para a pele. E, quando utilizado de maneira injetável como nos preenchimentos, atenua dobrinhas e rugas”. Pode ser útil, por exemplo, para quem tem bochechas caídas e pés de galinha. 

Colágeno também é fundamental para evitar a pele flácida


A especialista destaca também a importância do colágeno para evitar a pele flácida e outros efeitos do envelhecimento: “A
firmeza da pele depende tanto da sustentação promovida pelo colágeno quanto do volume proporcionado pelo ácido hialurônico”. 

O colágeno é a proteína mais abundante no corpo humano e exerce funções importantes na pele, sendo responsável por sua elasticidade e firmeza. Com o passar dos anos, a produção de colágeno pelo organismo diminui, o que provoca as alterações que caracterizam o envelhecimento da pele, como as rugas e a flacidez. 

Como devo usar o ácido hialurônico?


Portanto, para evitar a pele flácida, é importante combinar a ação do ácido hialurônico com a do colágeno. De acordo com a dermatologista, isso pode ser feito inserindo produtos dermocosméticos com esses componentes na sua rotina de cuidados diários com a pele. Eles podem ser encontrados nas fórmulas de séruns, cremes e até de protetores solares. 

Segundo a médica, o ácido hialurônico pode ser usado para prevenir o surgimento dos primeiros sinais de rugas e perda de volume da pele, o que começa a ocorrer por volta dos 25 anos de idade. Se for possível, combine também com o silício orgânico, que potencializa a atuação do ácido hialurônico. 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Thuany Santos

Dra. Thuany Santos

Dermatologia

CRM: 17979 / DF

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Pele flácida: O ácido hialurônico pode ajudar a prevenir a flacidez?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.