Onicólise: quais as principais características dessa consequência das unhas frágeis?

  • +A
  • -A

A onicólise consiste no deslocamento da unha (placa ungueal) do leito ungueal, que é a parte que fica por baixo das unhas das mãos e dos pés. Com esse descolamento, é comum a unha mudar de coloração, ficando mais escura. Algumas das principais causas da onicólise são comuns também à síndrome das unhas frágeis, como ocorrência de traumas e uso de detergentes.

Onicólise e as principais consequências das unhas frágeis


Contudo, por mais que haja associação entre onicólise e unhas frágeis, as consequências diretas mais comuns à síndrome
são a onicorrexe e a onicosquizia. Quem informa isso é a dermatologista Juliana Fonte. “O que ocorre nas unhas frágeis, na verdade, é a onicosquizia, que é uma descamação da borda livre ungueal (como se a unha estivesse ficando folhada), e a onicorrexe”, afirma a médica.

Ainda segundo a especialista, a onicorrexe é uma alteração na lâmina ungueal que consiste na fragmentação triangular da borda livre ungueal. “A lâmina ungueal contém aproximadamente 10% de água, sendo pobre em lipídios. Dessa forma, sua capacidade de reter líquido é pequena, o que a torna mais suscetível à desidratação e aos danos mecânicos”, complementa Fonte.

Tratamento e prevenção contra unhas frágeis


Para começar a
prevenção e tratamento da síndrome das unhas frágeis, deve-se garantir o controle dos fatores de risco, ou seja, tudo aquilo que fragiliza as unhas e pode ser evitado. Evitar esmaltes de unhas comuns, traumas e contato direto da pele das mãos com detergentes (usando luvas para lavar a louça) são alguns exemplos importantes.

Para aqueles que já sofrem com as unhas frágeis, pode ser interessante também o tratamento medicamentoso. Os produtos indicados pelos médicos especialistas estimulam o fortalecimento de toda a estrutura ungueal, entregando um resultado satisfatório e em curto prazo (se utilizados da maneira correta). Eles contém biotina, vitamina importante para a formação de queratina, proteína essencial para a saúde do cabelo e unhas.   

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Juliana Fonte

Dra. Juliana Fonte

Dermatologia

CRM: 32136 / RS

TAGS
pele
unhas

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Onicólise: quais as principais características dessa consequência das unhas frágeis?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.