Qual é a função do retinol em um produto antirrugas?


  • +A
  • -A

O uso de produtos antirrugas é um cuidado indicado em tratamentos de pele com o intuito de prolongar sua jovialidade. Dentre os componentes dos produtos antirrugas, destaca-se o retinol, que possui ação fundamental na produção de substâncias responsáveis por dar firmeza e elasticidade à pele.  

Ação do retinol no tratamento antirrugas para a pele


“O retinol é um derivado da vitamina A. Quando aplicado na pele, atua sobre os fibroblastos cutâneos, induzindo a
formação de colágeno e elastina – as aclamadas proteínas da firmeza e elasticidade cutâneas. O resultado é uma pele mais saudável, fina e uniforme”, informa a dermatologista Vivian Amaral. 

Segundo a especialista, o uso contínuo do retinol é capaz ainda de retardar o aparecimento de rugas e flacidez. No geral, o retinol é prescrito associado à vitamina C, pois a combinação é necessária para que os efeitos desejados sejam obtidos. “A vitamina C é um agente que, além de antioxidante e iluminador, funciona como um importante indutor à síntese de colágeno”, afirma a médica.

Outros cuidados importantes para manter a pele jovem e sem rugas


Além do uso de produtos com retinol, o combate às rugas e linhas de expressão deve ser feito por meio de hábitos saudáveis de vida. Evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool, buscar uma alimentação balanceada, rica em nutrientes importantes variados, e beber bastante líquido todos os dias são alguns exemplos simples que fazem toda a diferença para manter a pele jovem por mais tempo. 

Vale ressaltar ainda a importância do uso de produtos próprios para limpeza, hidratação e revitalização da pele do rosto, principalmente, todos os dias. Outro produto de uso diário vital para preservar a jovialidade da pele é o filtro solar, tendo em vista que a ação dos raios solares contribui grandemente para a aceleração do processo de envelhecimento celular.     

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Vivian Amaral

Dra. Vivian Amaral

Dermatologia

CRM: 52-76090-0 / RJ

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Qual é a função do retinol em um produto antirrugas?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.