Qual é a importância de um paciente com dermatite ter um hobby?


  • +A
  • -A
Imagem do post Qual é a importância de um paciente com dermatite ter um hobby?

Um quadro de dermatite é muito incômodo para todo paciente, pois provoca lesões que irritam e geram coceira na pele. A situação pode ficar ainda pior se houver estresse envolvido, já que os sintomas tendem a se intensificar com uma carga emocional grande. Por isso, ter um hobby é algo muito importante, pois o prazer trazido ameniza esse estresse.

Estresse pode agravar e iniciar quadro de dermatite


“A prática de atividades prazerosas pelos pacientes com
dermatite, especialmente a atópica, auxiliam no controle do estresse emocional, que é um importante fator agravante da doença”, aponta a dermatologista Maria Luiza Ducati. Em alguns casos de dermatite, o estresse pode ser também um fator desencadeante para o início do quadro.

Como a raiva, ansiedade e frustrações tendem a levar a um aumento da vermelhidão e da coceira provocadas pela dermatite, se torna importante que os pacientes com a doença e os seus pais aprendam a reconhecer situações de estresse e procurem métodos que possam reduzi-las ou controlá-las como parte do tratamento.

Métodos utilizados no tratamento da dermatite


Esses métodos não precisam ser hobbies, necessariamente, ou seja, não é obrigatório fazer coisas que geram diversão e entretenimento. Podem ser somente práticas relaxantes, de alívio momentâneo, como massagens.
Até mesmo a psicoterapia e o uso de medicamentos específicos para ansiedade podem ser interessante nesse contexto.

Não há uma lista pré-estabelecida de hobbies que ajudam a reduzir o estresse e amenizar a dermatite. As atividades variam de acordo com as preferências de cada pessoa. “Os pacientes devem procurar uma atividade que seja prazerosa, o que é diferente para cada um. Praticar exercícios físicos, ouvir música, ler e meditar são alguns exemplos”.

Dra. Maria Luiza Ducati Dabronzo é dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e atende em São Paulo. CRM-SP: 150813

Foto: Shutterstock

TAGS
dermatite
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Qual é a importância de um paciente com dermatite ter um hobby?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.