Sensação de areia nos olhos: o que fazer para aliviar o problema?

  • +A
  • -A

Boa parte das pessoas já teve a incômoda sensação de areia nos olhos, como se pequenos grãos de areia, poeira ou um corpo estranho estivessem dentro do olho. Em grande parte dos casos, a lavagem da região é suficiente para aliviar o problema. Mas, se o sintoma persistir, é importante procurar um oftalmologista para descobrir o que está por trás dessa sensação e o que fazer para amenizá-la. Confira mais detalhes!

Síndrome do olho seco pode dar a sensação de areia nos olhos

 

Várias doenças e situações podem estar associadas à sensação de areia nos olhos. O uso prolongado de computador, celular e outros aparelhos com tela é um exemplo. Ficar muito tempo em ambientes com o ar-condicionado ligado e o clima seco também podem causar o sintoma. Entre os problemas mais sérios, podem ser citadas a conjuntivite, alergias, doenças autoimunes e lesões na superfície ocular. 

Em outra parte dos casos, a sensação de areia nos olhos é causada pela má qualidade da lubrificação da superfície ocular. Este problema, por sua vez, pode ser resultado da síndrome do olho seco, condição que atrapalha a proteção do olho e pode provocar, além da sensação de corpo estranho, coceira, dor de cabeça, visão turva e sensibilidade à luz. 

Sensação de areia nos olhos: o que fazer?

 

Se a lavagem com água corrente não for suficiente para acabar com o sintoma, é essencial procurar a ajuda de um especialista para diagnosticar a causa. “O diagnóstico pode ser simplesmente pelo exame oftalmológico. Todos são exames simples que o médico oftalmologista consegue realizar no consultório”, afirma o oftalmologista Carlos Tedeschi. Vale ressaltar que, caso realmente haja um corpo estranho na superfície ocular, não é indicado colocar a mão dentro do olho para removê-lo. 

Já o tratamento irá variar, como explica o especialista: “As formas terapêuticas são variadas e adequadas de acordo com os sinais no exame oftalmológico com também de acordo com a severidade dos sintomas”. Se houver um grão de areia ou cílio no olho, o médico poderá retirá-lo com segurança e indicar o uso de um colírio ou pomada oftalmológica.

No caso da síndrome do olho seco, o médico esclarece que, inicialmente, podem ser usados somente lubrificantes oculares. “Anti-inflamatórios hormonais, assim como corticoides tópicos, ajudam no começo do tratamento, desde que usados por um período determinado. Quando o corticoide é contraindicado ou na necessidade de uso mais prolongado, um imunossupressor em forma de colírio pode ajudar. No caso em que há diminuição da produção de lágrimas, podemos associar plugs de silicones, que permitem que a lágrima fique mais tempo em contato com a superfície ocular antes de ser drenada”, esclarece Dr. Tedeschi.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Carlos Tedeschi

Dr. Carlos Tedeschi

Oftalmologia

CRM: 10511 / PR

TAGS
olho-seco

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Sensação de areia nos olhos: o que fazer para aliviar o problema?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.