Olho seco durante o home office? Veja como evitar essa condição!

  • +A
  • -A

Com a pandemia de COVID-19, muitos trabalhadores tiveram que se aderir ao home office e se adaptar à rotina de longos períodos na frente do computador ou notebook em casa. Porém, essa necessidade pode trazer prejuízos para a saúde, principalmente para a saúde ocular, facilitando, por exemplo, o olho seco. O oftalmologista Paulo Dantas contou tudo sobre a relação entre o home office e essa condição. Confira!

Olho seco primário X olho seco evaporativo: conheça a diferença

 

Segundo o especialista, é possível ficar com o olho seco na rotina do home office. “Como o uso de computadores, notebooks e celulares passou a ser rotineiro nos trabalhos em home office, as queixas oculares aumentaram e se tornaram frequentes. Uma delas é a do olho seco”, comenta Dr. Dantas. Mas, esse problema oftalmológico não é o mesmo para todo mundo. “Há que se diferenciar aqui o olho seco primário do olho seco evaporativo, que é o que se associa às alterações ambientais”, esclarece o especialista.

“Em pacientes com olho seco evaporativo, o simples fato de diminuir o número de piscadas (comum aos usuários de computador e aqueles que fazem leitura prolongada de livros) torna o filme lacrimal instável, aumentando a evaporação de seu componente aquoso. Associado a isso, fatores ambientais, como ar-condicionado e excesso de trabalho com telas, podem trazer piora dos sintomas”, explica o oftalmologista.

É importante também não confundir a secura dos olhos (que pode ser passageira) com a síndrome do olho seco, doença que demanda um acompanhamento com um oftalmologista e tratamento constante com o uso de colírios que funcionam como lágrima artificial, ou até mesmo um plug lacrimal. 

Como evitar o olho seco no home office?

 

Alguns hábitos podem ser adotados para evitar o problema ao trabalhar em casa, como recomenda o oftalmologista: “Evitar ambientes com ar-condicionado (aumenta a evaporação da lágrima e torna o ambiente mais seco), hidratar-se e ter umidificadores de ambiente (artificiais ou naturais como aquários e plantas aquáticas) são algumas das medidas preventivas”. 

Também é necessário descansar os olhos e não abusar do uso dos eletrônicos. “Use a regra do 20-20-20: a cada 20 minutos, descanse seus olhos por 20 segundos olhando para longe (20 pés ou 6 metros); e a regra da Academia Americana de Oftalmologia, que sugere 15 minutos de repouso para cada 2 horas de trabalho no computador”, recomenda Dr. Dantas.

Porém, a qualquer sinal mais intenso, é essencial procurar um profissional, como aconselha o médico: “Para aqueles com sintomas e desconforto acentuado, sugiro uma visita ao seu oftalmologista para que haja um diagnóstico correto do que se passa”. 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Paulo Dantas

Dr. Paulo Dantas

Oftalmologia

CRM: 53738 / SP

TAGS
olho-seco

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Olho seco durante o home office? Veja como evitar essa condição!"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.