Qual é a relação da vitamina D com a obesidade?


  • +A
  • -A

Diversos estudos apontam que existe uma relação entre a vitamina D e a obesidade, mais especificamente entre a deficiência dessa vitamina e o sobrepeso. Segundo uma apresentação no Congresso Europeu de Obesidade, realizado na República Tcheca, em 2015, pessoas obesas e com deficiência de vitamina D que passaram a tratar o problema com suplementação da vitamina aliada a outros métodos, perderam mais peso do que aqueles que não aderiram aos suplementos. 

Relação entre falta de vitamina D e obesidade


“A vitamina D hoje é considerada um hormônio e fonte de vários estudos, inclusive em relação à obesidade. Esses estudos mostram que uma ingestão inadequada de vitamina D pode levar à obesidade futura e revelam ainda que os indivíduos, quando já obesos, têm uma quantidade menor de vitamina D sanguínea em relação a população não obesa”, informa a nutricionista Ana Paula Moura.

Estudos apontam também que a obesidade dificulta a transformação da vitamina D na sua forma ativa, ou seja, aquela que de fato desempenha suas funções no organismo. A falta de vitamina D combinada com a obesidade pode ainda aumentar o risco de doenças sérias, como diabetes, câncer e problemas cardíacos.   

Formas da falta de vitamina D resultar em obesidade


A suplementação da vitamina D pode ser eficiente no tratamento da obesidade por meio da melhora da resistência à insulina nos pacientes obesos. Pesquisas já mostram que a vitamina D tem um papel regulador deste processo. “A resistência à insulina consiste no quadro em que esse hormônio não consegue colocar a glicose para dentro das células. A glicose não absorvida é transformada em triglicerídeos e depositada no tecido adiposo”.

É importante ressaltar também que a hipovitaminose D leva ao cansaço, fadiga, falta de ânimo e depressão, o que facilita o ganho de peso. “Estes sintomas na maioria das vezes levam o indivíduo a não praticar atividade física, mesmo uma leve caminhada, e ainda prejudicam significativamente a ingestão de alimentos saudáveis”.

Ana Paula Moura é nutricionista e fitoterapeuta e atende no Rio de Janeiro. CRN 95100221 – Mais informações: Site oficial / Doctoralia / Facebook

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
obesidade
ossos
suplementos
vitamina-d

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Qual é a relação da vitamina D com a obesidade?"

José igor

Muito interessante, mais então a falta de vitamina D pode fazer com que os obesos tenham a pele mais gordurosa, falando a grosso modo

eugenia figueiredo

muito bom!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Eugenia, ficamos felizes que tenha gostado. Fique por aqui para ter acesso a mais informações como essa. Abraço.

Carla Oliveira

Bom dia. Gostaria de informações para emagrecimento.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.