AchèAchè
    search
    Título

    Qual é a relação da vitamina D com a obesidade?

    Uncategorized

    Por

    Diversos estudos apontam que existe uma relação entre a vitamina D e a obesidade, mais especificamente entre a deficiência dessa vitamina e o sobrepeso. Segundo uma apresentação no Congresso Europeu de Obesidade, realizado na República Tcheca, em 2015, pessoas obesas e com deficiência de vitamina D que passaram a tratar o problema com suplementação da vitamina aliada a outros métodos, perderam mais peso do que aqueles que não aderiram aos suplementos. 

    Relação entre falta de vitamina D e obesidade


    “A vitamina D hoje é considerada um hormônio e fonte de vários estudos, inclusive em relação à obesidade. Esses estudos mostram que uma ingestão inadequada de vitamina D pode levar à obesidade futura e revelam ainda que os indivíduos, quando já obesos, têm uma quantidade menor de vitamina D sanguínea em relação a população não obesa”, informa a nutricionista Ana Paula Moura.

    Estudos apontam também que a obesidade dificulta a transformação da vitamina D na sua forma ativa, ou seja, aquela que de fato desempenha suas funções no organismo. A falta de vitamina D combinada com a obesidade pode ainda aumentar o risco de doenças sérias, como diabetes, câncer e problemas cardíacos.   

    Formas da falta de vitamina D resultar em obesidade


    A suplementação da vitamina D pode ser eficiente no tratamento da obesidade por meio da melhora da resistência à insulina nos pacientes obesos. Pesquisas já mostram que a vitamina D tem um papel regulador deste processo. “A resistência à insulina consiste no quadro em que esse hormônio não consegue colocar a glicose para dentro das células. A glicose não absorvida é transformada em triglicerídeos e depositada no tecido adiposo”.
    É importante ressaltar também que a hipovitaminose D leva ao cansaço, fadiga, falta de ânimo e depressão, o que facilita o ganho de peso. “Estes sintomas na maioria das vezes levam o indivíduo a não praticar atividade física, mesmo uma leve caminhada, e ainda prejudicam significativamente a ingestão de alimentos saudáveis”.
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes