Saiba como manter a dieta e a atividade física em dia, mesmo no clima mais frio


  • +A
  • -A
Imagem do post Saiba como manter a dieta e a atividade física em dia, mesmo no clima mais frio

Sabe quando vem aquele friozinho do outono e do inverno e dá vontade de ficar debaixo das cobertas e não sair por nada? Pois é, as baixas temperaturas não despertam muito a vontade de praticar atividades físicas, ou seja, temos tendência a ficarmos mais sedentários com essa preguiça. Vamos saber abaixo como podemos manter a dieta e o corpo se mexendo de forma saudável nestas condições.

Guloseimas de inverno

Uma das tentações desta época fria do ano são as comidas típicas que fazem um verdadeiro sucesso. O caldo verde, que pode ser bastante calórico por causa da batata e da linguiça, e o chocolate quente são alguns exemplos. “No frio há um aumento da fome e também uma procura maior por alimentos mais calóricos”, confirma a nutricionista Loraine Ferraz.

Portanto, ao nos alimentarmos no frio, é preciso buscar um equilíbrio na dieta. Para não “sair da linha” na hora das sopas, figura carimbada nesta época do ano, é interessante optar por proteínas magras, (não usar salgados e carnes gordas), hortaliças pobres em carboidrato (abobrinha, berinjela, chuchu, abóbora e folhosos) e pouca gordura, que deve ser inserida após a sopa pronta (azeite extravirgem, por exemplo). “Devemos evitar creme de leite, bacon e embutidos, temperos prontos, queijos, pães e torradas. No caso de chocolates, dar preferência aos com maior teor de cacau, e não exagerar na quantidade”, recomenda a profissional.

Frio é aliado para queimar calorias

Mas como tudo tem seu lado positivo, apesar da preguiça característica, realizar atividades físicas no frio ajuda a queimar calorias consumidas. “No inverno, o corpo gasta mais calorias para se manter aquecido. Temos um aumento no gasto energético no frio para manter a temperatura corporal”, explica a Dra. Loraine, que dá um aviso importante para quem quer estar em forma quando o tempo frio passar: “Temos que manter nosso foco, pois um corpo de verão começa no inverno”.

Dra. Loraine Ferraz é nutricionista, graduada pela Unirio, mestre em Clínica Médica pela UFRJ, membro coesa da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) e atende no Rio de Janeiro. CRN: 01005752 – loraineferraz.com.br

TAGS
emagrecer

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Saiba como manter a dieta e a atividade física em dia, mesmo no clima mais frio"

Daniel

Obrigado pelas dicas Dra. Loraine. Estava mesmo com dúvidas a respeito desse assunto. Tomara que volte logo com mais dicas!!!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.