Gordura x carboidratos: qual é o maior vilão para quem quer perder peso?


  • +A
  • -A
Imagem do post Gordura x carboidratos: qual é o maior vilão para quem quer perder peso?

Existem inúmeras dietas prometendo a perda de peso rápida e sem muito esforço. Seja cortando carboidratos, virando adepto apenas das proteínas… Mas a verdade é que uma dieta ideal deve combinar os carboidratos e as gorduras boas. A nutricionista Tatiana Vizani explica abaixo como seguir essa combinação de forma saudável.

Existem as gorduras boas e as gorduras ruins. O organismo humano precisa de gordura. Mas as gorduras ruins consumidas em excesso é que levarão ao sobrepeso. “A gordura boa está no azeite, nas oleaginosas, nos óleos crus e alimentos refogados. É preciso evitar as gorduras de margarinas, manteigas, sorvetes, doces”, explica Tatiana. As gorduras são conhecidas por sintetizar hormônios, principalmente nas mulheres,  agir na pele, aumentando o tecido adiposo – que aquece o corpo e regula a sensação térmica.

Já os carboidratos refinados são provenientes da farinha branca, do pão francês, doces, bolos e também são vilões e ajudam a acumular gordura no abdômen. Os carboidratos que darão energia para o dia a dia são os integrais, em pães, macarrão e arroz integral. Eles são a principal fonte de energia e um combustível para o cérebro, gera glicose, que em excesso também vira gordura.

Comparativamente, consumidos na mesma quantidade, a gordura fornece mais calorias que o carboidrato. “Mas tudo depende do tipo de cada um que você escolher. Em excesso os dois tipos podem ser vilões também”, avisa a nutricionista. Para quem quer perder peso, Tatiana indica como a melhor alimentação, aquela com muitos alimentos naturais, frutas, verduras, produtos integrais, beber bastante água (pelo menos 2 litros ao dia) e comer de três em três horas, controlando as quantidades. “O ideal é procurar um nutriocionista para ele fazer um cardápio de acordo com o seu tipo e não começar uma dieta sozinho”, completa Tatiana.

Tatiana De Carvalho Vizani é nutricionista. CRN 11100437

TAGS
alimentacao
emagrecer
obesidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Gordura x carboidratos: qual é o maior vilão para quem quer perder peso?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.