Quais esportes são indicados para quem quer iniciar alguma atividade física e manter uma vida mais saudável?


  • +A
  • -A

A prática de exercícios é uma das atitudes mais importantes para quem deseja ter uma vida mais saudável. A atividade física ajuda a prevenir e tratar uma série de doenças cardiovasculares. No caso dos pacientes com hipertensão, as atividades reduzem o estresse e a ansiedade e relaxam os vasos sanguíneos, contribuindo para uma diminuição e o controle dos valores da pressão arterial. A prática, desde que feita com acompanhamento médico, é também muito benéfica para a saúde cardíaca e a redução do colesterol LDL, também chamado de “colesterol ruim”.

Atividade física regular ajuda a melhorar a saúde do coração


As atividades físicas são extremamente importantes para a melhora da saúde cardiovascular. A prática de exercícios regulares aumenta a produção de algumas enzimas, como a lipase, que impedem o acúmulo de gordura na parede das artérias, reduzindo riscos de problemas como infarto e AVC. “O efeito agudo ou crônico do exercício aeróbico, tanto de baixa, como de alta intensidade e duração, pode melhorar o perfil lipoproteico, estimulando o melhor funcionamento de processos enzimáticos envolvidos no metabolismo de lipídeos”, afirma o cardiologista Rubens Mattar Júnior.

Segundo o médico do exercício e do esporte João Felipe Franca, os sedentários devem iniciar a prática de exercícios regulares e viáveis dentro da rotina diária ou semanal. O ideal é começar com três dias por semana, aumentando gradativamente o tempo de duração e a intensidade, respeitando a tolerância física de cada organismo.  O objetivo é chegar a 150 minutos por semana, em pelo menos três séries semanais. No entanto, é crucial que quem não está em forma procure um médico antes do início da prática de atividades físicas, para que ele realize uma avaliação física específica e acompanhe o processo.

“Esta atividade física pode ser uma caminhada, uma pedalada, natação ou hidroginástica, que são exercícios de baixa intensidade”, aponta o especialista. O profissional diz ainda que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que pessoas acima dos 35 anos de idade devem realizar também exercícios de fortalecimento muscular e flexibilidade, pelo menos duas vezes por semana.

 

Idosos devem realizar atividades para a postura e o equilíbrio corporais


Além dos benefícios para a saúde cardiovascular, a prática de atividades físicas também tem benefícios para a mobilidade e para o crescimento saudável das crianças. A OMS aconselha que pessoas acima dos 60 anos pratiquem exercícios que visem melhorar a postura e o equilíbrio do corpo para diminuir o risco de quedas. “
Crianças, por outro lado, devem ser estimuladas a se movimentar diariamente, pelo menos 60 minutos, nas mais variadas modalidades de atividades físicas, sejam exercícios específicos, esportes coletivos e individuais ou atividades físicas em geral”, afirma o médico.

Os benefícios da mudança de hábitos podem ser percebidos já na primeira série, mas o efeito dura até 48 horas e deve ser renovado. “Costumo fazer uma analogia: a cada sessão de exercício, é como se estivéssemos colocando um tijolinho na construção de uma casa. Se está praticando regularmente, em uma semana a casa terá uma parede, em um mês terá quatro paredes e, em dois meses, terá teto, janelas e quintal”, diz Dr. João Felipe. No entanto, ao interromper a rotina de exercícios, a casa começa a desmoronar.

 

Dr. João Felipe Franca é médico do exercício e do esporte pela Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte e atua na Clinimex, no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 5276659-3

Dr. Rubens Mattar Júnior é cardiologista, graduado pela Faculdade de Medicina de Uberlândia (MG) e atende em São Paulo. CRM-SP: 30054

 

Foto: Shutterstock

TAGS

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

8 comentários para "Quais esportes são indicados para quem quer iniciar alguma atividade física e manter uma vida mais saudável?"

Marcius Duarte

Parabéns João, texto claro e direto. Vou compartilhar.

Paulo César

Gosto muito de corrida de rua ,acho super fascinante e acompanhado de uma música esperta é tudo de bom.

Nivalda

Boa informções obrigada

Cristina

Gosto e pratico musculação aeróbica bicicleta janp. Circuito. .

Marcos

Não sabia que médicos podem, por lei, prescrever atividades físicas. Então podem dar aulas e treinamentos de corrida e musculação, por exemplo. Mas acho que não vão querer sair de seus consultórios para ralar não é mesmo? Mas vou pensar em “contratar um médico personal trainer”. Tantos Profissionais de Educação Física e realmente DOUTORES em fisiologia ou cardiologia do exercício por titulação e que são legalmente habilitados para esta prescrição e ainda encontramos estas situações, com todo respeito aos profissionais que assinam esta matéria. Fica o protesto

Consuelo Freire.de souza

Acredito Que seja o remédio para várias doenças. Por exemplo sou diabética. Seria o meu remédio. Mas por falta de tempo ainda não comecei. Até fiz caminhada por um período, foi muito bom o resultado.

Tatiane Becker medeiros

Adoro corrida esporte mais que saudável e emagreci 40 quilos com reeducação alimentar e exercício Fasso corrida de rua

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Tatiane, obrigado por compartilhar conosco sua história. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.