Comer assistindo TV pode atrapalhar a busca pelo emagrecimento?


  • +A
  • -A

Para a maioria das pessoas, perder peso não é nada fácil, já que essa tarefa exige paciência, disciplina e mudança de hábitos. Um deles é a velha mania de aproveitar a hora do almoço ou do jantar para ver o jornal que está passando na televisão ou um seriado por streaming, o que só dificulta o emagrecimento. Quem explica os motivos é a endocrinologista Daniele Zaninelli.

 

Televisão contribui para o impulso alimentar

 

De acordo com a médica, vários fatores estão envolvidos nesse problema. “A TV cria uma distração que tira a atenção do alimento e perdemos a percepção da quantidade ingerida. Além disso, muitos programas e filmes geram um estresse que aumenta ainda mais o impulso alimentar”, afirma a profissional.

Quem opta por fazer um lanche na hora de ver televisão, geralmente, não faz as melhores escolhas. Pipocas, biscoitos, salgadinhos, chocolates, sucos e refrigerantes, que costumam ser ricos em gordura, açúcar, sal e calorias vazias são os alimentos mais consumidos e são justamente aqueles que os especialistas recomendam a redução.

Daniele faz ainda um alerta para outro mau hábito que pode fazer o corpo engordar, em vez de perder peso: “Horas a mais em frente à televisão costumam substituir horas de sono e noites mal dormidas estão associadas a uma maior ingestão calórica no dia seguinte e à redução da movimentação e da atividade física devido ao cansaço”.

 

Comer na frente do computador também atrapalha o emagrecimento

 

Além da TV, o problema se repete quando a refeição é feita na frente do computador ou do celular. “A mastigação adequada dos alimentos também participa do sistema de saciedade, e, em geral, quem trabalha em frente ao computador ingere alimentos mais ‘fáceis’ de comer, ricos em carboidratos e gorduras. A ansiedade gerada pela falta de descanso também aumenta a tendência ao consumo de alimentos calóricos”, explica a médica.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Daniele Zaninelli

Dra. Daniele Zaninelli

Endocrinologia

CRM: 16876 / PR

TAGS
alimentacao
emagrecer
obesidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Comer assistindo TV pode atrapalhar a busca pelo emagrecimento?"

CONCEIÇÃO

com certeza atrapalha , alem de não engerir e mastigar os alimentos corretos vai ficar mais ancioso;eu penso assim na minha casa no quarto não tenho televisão ja para que eu aproveite meu horario de descanso e sono ,quer dizer desde criança ja fui uma gordinha kkkkkk a gora então preciso mi cuidar e policiar mais ainda pra não se tornar uma pessoa obsesa teho um metro e cinquenta kkkkkkk vivo fazendo dieta kkkkk e é isso o meu comentario obrigada a toda equipe que tem nos ajudado muito

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Conceição. Agradecemos o seu comentário! A estratégia de adotar esses pequenos hábitos é muito individual, depende muito de cada hábito alimentar encontrado. Porém, de forma geral, é possível destacar alguns, como aumentar a ingestão de frutas, verduras e legumes e manter um nível eficaz de atividade física. Um abraço!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.