search
    Título

    Quais são os principais alimentos vilões para o crescimento saudável de uma criança?

    Cuidados e Bem-estar
    Saúde Infantil

    Por

    Diversos alimentos podem ser considerados vilões para o crescimento saudável das crianças. Doces, refrigerantes, frituras, enlatados (pois contém conservantes, aromatizantes, acidulantes, entre outras substâncias) e todo tipo de comida pronta, semi-pronta e processada estão entre os principais. “Muito cuidado também com os famosos lanches de fast-food, que são verdadeiras bombas calóricas”, aconselha o pediatra César de Carvalho Tonello.

    O médico explica que a alimentação muito processada leva à baixa ingestão de fibras, o que gera constipação intestinal e gases, contribuindo também para o aumento dos níveis de gorduras no sangue, da incidência de doença diverticular, dentre outras complicações. “Há processados que não deveriam nem mesmo ser chamados de alimentos. Caso específico de algumas gomas e corantes, certos ‘embutidos’ tão apreciados, mas de origem muito desaconselhável”, afirma.

     

    Sucos também podem ser perigosos na alimentação dos pequenos

     


    Até mesmo os sucos, considerados opções saudáveis por muita gente, devem ser consumidos com bastante moderação. Segundo o pediatra, eles fogem ao conceito de “alimento in natura” pois, após preparados, perdem as fibras e, mesmo os naturais, sem adição de açúcar ou adoçantes, têm uma absorção de glicose muito rápida na corrente sanguínea.

    “Trata-se de algo quase comparável a uma injeção venosa de glicose”, avalia o pediatra. “Isso obriga o pâncreas a trabalhar muito, jogar grande volume de insulina na corrente sanguínea e, obviamente, traz consequências futuras desagradáveis, além da flutuação abrupta da taxa sanguínea de glicose. O mesmo não ocorre quando alimentamos as crianças com frutas in natura, cujo teor de fibras leva a uma absorção lenta dos açúcares, sem mudanças drásticas da glicose e insulina no sangue”.

     

    Dicas para a dieta ideal de crianças saudáveis

     


    Já os alimentos essenciais para o crescimento saudável das crianças são aqueles ricos em proteínas, vitaminas, carboidratos e, em moderação, gorduras. “Devemos procurar as ‘gorduras do bem’, as insaturadas, pouco capazes de criar depósitos nas artérias e provocar derrames e infartos no futuro. Zero de gordura trans. Azeite e abacate são exemplos dessa classe”, recomenda. Por isso, é importante incentivar esse tipo de alimentação balanceada desde cedo.

    É ideal também manter uma dieta balanceada, com várias porções de verduras, legumes e frutas. Quanto mais colorido, melhor. “Também são recomendadas, por dia, três porções de laticínio, carne magra ou substituto protéico similar, até seis porções de carboidratos, além de pouco​ sal e óleo. Sugerimos o esquema amplamente divulgado da pirâmide alimentar, onde na base estão os alimentos mais consumidos e no ápice os que devem ser mais limitados”, completa Tonello.

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes