A temperatura do quarto influência na qualidade do sono? Qual a explicação para isso?


  • +A
  • -A

A qualidade do sono depende de uma série de fatores. Juntos, eles permitem que o organismo esteja pronto para ser restaurado devidamente durante a noite. A temperatura do quarto é um desses fatores relevantes para a boa qualidade do sono. Tanto nos períodos frios quanto nos quentes, é importante achar uma temperatura equilibrada, que não incomode o corpo a ponto de interromper o sono.   

Influência da temperatura na qualidade do sono


“A temperatura do quarto influencia na qualidade do sono. O ambiente deve ser agradável,
em temperatura adequada, sem ruído e escuro. A temperatura ideal do quarto para dormir deve estar em torno de 22°C, mas o conforto térmico varia de pessoa para pessoa”, informa o neurologista especialista em sono Shigueo Yonekura. 

Conforme explica o médico, durante o sono a temperatura corpórea cai naturalmente para 1 grau a menos do que o normal. Em um clima mais frio é possível manter a temperatura nesse índice, o que contribui para uma boa noite de sono. Por outro lado, no calor fica mais complicado manter a temperatura corpórea baixa. 

“É preciso ter em mente, no entanto, que mesmo no frio a pessoa precisa estar coberta para não perder muito o calor do corpo e despertar. Temperatura abaixo de 17 graus e calor acima de 27 graus causam despertares perceptíveis e imperceptíveis, prejudicando a qualidade do sono”, orienta o especialista.

Outros cuidados para ajudar a elevar a qualidade do sono


Além da preocupação em ajustar a temperatura, iluminação e acústica do quarto, deve-se apostar em outras medidas para aumentar ainda mais as chances de ter um sono de qualidade. Portanto, recomenda-se adotar um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada, prática regular de exercícios físicos (menos próximo da hora de dormir),
evitar consumo de álcool em excesso, drogas e cigarro, e estabelecer uma rotina organizada, com horários bem definidos para ir dormir e para acordar.    

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Shigueo Yonekura

Dr. Shigueo Yonekura

Neurologia

CRM: 44519 / SP

TAGS
insonia
psicologico
sono

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "A temperatura do quarto influência na qualidade do sono? Qual a explicação para isso?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.