Quais doenças podem surgir associadas a privação de sono?


  • +A
  • -A
Imagem do post Quais doenças podem surgir associadas a privação de sono?

Dormir bem é essencial para ter uma vida saudável, uma vez que o sono é o momento do dia que o corpo regula todas as suas funções. “Não é à toa que passamos um terço da vida dormindo. É nesse momento que restauramos todas as funções do nosso organismo, em que o cérebro consegue trabalhar a memória, aprendizado… É muito importante”, explica a otorrinolaringologista e especialista em Medicina do Sono Luciana Moreira, que contou quais são as principais doenças ligadas à privação do sono. Confira!

Dormir mal pode causar obesidade

De acordo com estudos, se o indivíduo dorme mal, a leptina, hormônio que controla a fome, fica desregulada, elevando os níveis de grelina (hormônio estimulante do apetite). “Se a duração do sono for menor que 8 horas, esses efeitos podem ocorrer, sendo, assim, a privação de uma noite bem dormida um fator que contribui para a obesidade”, afirma a médica, destacando que “quanto menos se dorme, mais tempo se tem para comer e beber”.

Hipertensão também é uma doença ligada à falta de sono

Segundo Luciana, quem dorme mal tem mais chance de desenvolver hipertensão. “O sono é o momento em que o corpo regula todas as suas funções, e os hormônios fazem parte disso. Se há privação, há uma mistura de cortisol, noradrenalina e adrenalina, que contribuem para casos de hipertensão e outras doenças coronárias”, comenta.

Se você dorme mal, a chance de ficar estressado é grande

Como falado, os hormônios ficam desregulados durante uma noite de sono mal dormida. E o responsável por controlar o estresse é o cortisol. “Quando ele está baixo, em casos de noites mal dormidas, o corpo fica suscetível a dores, cansaços e irritabilidades”, explica.

Durma bem para evitar doenças e ter uma vida saudável

A médica afirma que dormir é um “remédio gratuito”, essencial para a vida humana. “Se você não conseguir dormir naturalmente, procure um especialista em Medicina do Sono, que vai te ajudar com dicas e medicamentos específicos para o seu caso”, comenta, recomendando algumas dicas para dormir bem:

– Vá para a cama em horários regulares, pois o corpo se habitua com a rotina;
– Durma em um ambiente adequado, limpo, e sem ruídos;
– Não ingira álcool, café e bebidas estimulantes perto da hora de dormir;
– Não tome medicamentos sem orientação médica
– Evite dormir de dia;
– Realize atividades relaxantes antes de dormir, como yoga, alongamento, meditação;
– Pratique atividades físicas regularmente.

Dra. Luciana Moreira é otorrinolaringologista  – CRM 3570-PI

TAGS
insonia
psicologico
sono

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais doenças podem surgir associadas a privação de sono?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.