Preciso dormir e não consigo: o que fazer para tentar pegar no sono?


  • +A
  • -A
Imagem do post Preciso dormir e não consigo: o que fazer para tentar pegar no sono?

Grande parte das pessoas sabe que manter uma boa alimentação e praticar atividades físicas são atitudes importantes para a saúde do corpo. Entretanto, muitos se esquecem que a qualidade do sono também exerce forte influência no bem-estar físico e mental, ajudando a recuperar as energias e diminuir o estresse e a ansiedade. Mas, e quando você não consegue dormir? O que é possível fazer para tentar pegar no sono?

Luz e barulho atrapalham a dormir


Uma das dicas mais importantes para conseguir dormir com mais facilidade é estabelecer horários mais ou menos fixos para deitar. “Quando os horários de dormir e acordar variam muito de uma noite para a outra, o ritmo biológico fica desajustado, com alteração da secreção de alguns hormônios, mudanças no humor e no sistema imunológico“, explica a psiquiatra e médica do sono Camilla Pinna.

Criar um ambiente confortável para dormir também é fundamental. Quartos muito iluminados, barulhentos e com temperaturas extremas atrapalham qualquer pessoa a dormir e podem até mesmo interromper o sono durante a madrugada. Por isso, não deixe a televisão ligada, feche cortinas e portas por onde a luz possa entrar e não fique mexendo no celular ou computador perto da hora de dormir.

Ouvir música na hora de dormir pode ajudar a pegar no sono


Ouvir música calma em volume baixo pode ser uma boa ideia para pegar no sono. “Ouvir música calma, chamada música sedativa, diminui a adrenalina e libera ocitocina, nos deixando mais relaxados e esvaziando a mente de pensamentos intrusivos, melhorando a qualidade do sono”, diz  Franco Martins, especialista em Medicina do Sono Franco Martins. Além disso, é importante cuidar da alimentação, evitando consumir produtos com
cafeína e fazer refeições pesadas à noite.

É preciso também investigar, com o auxílio de um especialista, se o paciente tem problemas de saúde que repercutem na qualidade do sono. “Dores, doenças respiratórias, endocrinológicas, depressão e ansiedade, assim como distúrbios relacionados especificamente ao sono, como a insônia e a apneia do sono, podem interferir na qualidade ou na duração do sono”, afirma a médica.

Dr. Franco Chies Martins é médico do sono formado pela Universidade de São Paulo (USP) e pneumologista formado pela Universidade de Campinas. CRM-SP: 138476

Dra. Camilla Moreira de Sousa Pinna é psiquiatra formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialista em Medicina do Sono e atua no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 52-82109-8

Foto: Shutterstock

TAGS
insonia
sono

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "Preciso dormir e não consigo: o que fazer para tentar pegar no sono?"

saul vitor gonçalves neto

não durmo bem, acordo varias vezes durante a noite, levanto na manhã seguinte totalmente cansado, destruído.teria alguma coisa a fazer, algum medicamento preferencialmente natural, que fosse recomendado ?

Mariana Souto

Oi, eu estudo de manhã e não consigo dormir cedo. Normalmente chego da escola e durmo até à noite (de 13hrs às 21:00), são 00:00 agora e não estou com sono, fico a madrugada toda acordada e vou pra escola sem dormir, trocando o dia pela noite, não sei o que fazer!!!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Mariana, tente não dormir quando chegar da escola; estabeleça horários mais ou menos fixos para deitar, não deixe a televisão ligada, feche cortinas e portas por onde a luz possa entrar e não fique mexendo no celular ou computador perto da hora de dormir. Aos poucos o seu organismo irá se adaptar a essa mudança na rotina. Converse também com seus pais para que eles te auxiliem. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.