Que tal um cafezinho? Quais são os riscos associados ao consumo da cafeína?


  • +A
  • -A

O café é uma bebida muito tradicional no Brasil, está presente nas mesas de café da manhã de muitas famílias e é campeã de vendas em lanchonetes e restaurantes. O café faz parte da rotina de milhões de pessoas e é utilizado para combater o sono e o cansaço. Mas, apesar de tão apreciado, será que existem malefícios causados pelo consumo da cafeína?

Cuidado com os exageros

A resposta é sim. A ingestão de café, em excesso, pode trazer consequências ruins para a saúde do corpo, dependendo do grau de sensibilidade à cafeína de cada organismo, como alerta a nutricionista Adriana Ávila: “Pode provocar insônia e piorar a dor de estômago de quem tem gastrite ou úlcera gástrica, além de irritabilidade, tremores, ansiedade, inquietação e ou diarreia.”

A cafeína também é capaz de provocar taquicardia em alguns casos, por ser um estimulador cardíaco. Para pessoas com hipertensão, o consumo da bebida pode representar um perigo, mas Adriana conta que alguns estudos negam a existência do problema e que as precauções e consequências variam de caso para caso.

Menos cansaço, mais atenção

Tudo depende da quantidade ingerida. “A cafeína age como um estimulante no sistema nervoso central, reduzindo a fadiga e melhorando a concentração”, afirma a nutricionista. Por outro lado, o consumo exagerado a transforma em veneno para o corpo. A Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA em inglês) considera a cafeína como benéfica entre 75 e 300mg, o que corresponde a até 360ml de café por dia.

A nutricionista Adriana Ávila é formada pelo Centro Universitário São Camilo e atua em São Paulo. CRN-SP: 3-2816.

TAGS
ansiedade
cardiovascular
insonia
pressao-alta
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Que tal um cafezinho? Quais são os riscos associados ao consumo da cafeína?"

MARA SOUSA

Muito Bom!!.

Rivaldo assis

muito bom…traz boas dicas.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.