Não consigo dormir: o que posso fazer para acabar com a insônia? Um especialista tira suas dúvidas


  • +A
  • -A
Imagem do post Não consigo dormir: o que posso fazer para acabar com a insônia? Um especialista tira suas dúvidas

Quem nunca passou horas rolando de um lado para o outro da cama, incapaz de pegar no sono? A insônia é um dos distúrbios do sono mais comuns, dividida em diversos subtipos, e pode acontecer por vários fatores, como a alimentação e estresse. “Insônias são definidas pela dificuldade em iniciar, manter ou consolidar o sono, levando a uma redução da duração ou qualidade do sono e repercussão sobre a atividade diurna”, explica o especialista em medicina do sono Dr. Allison L. Tonassi. No entanto, uma vez que você percebeu que não vai conseguir dormir, existe alguma coisa que pode ser feita para ajudar?

É normal ter insônia ocasionalmente?

A insônia pode ser um caso isolado, geralmente causado por fatores externos. Por isso, não é necessário se preocupar se você passou uma noite com dificuldades para dormir. “A insônia ocasional é classificada como insônia transitória”, afirma Tonassi. “A insônia transitória pode ser causada por fatores de estresse de origem fisiológica, psicológica, ambiental ou física, ocorre por períodos curtos e os sintomas desaparecem  assim que seja suprimida a causa do estresse.”

 

Quais alimentos e hábitos podem causar insônia?

O café é um conhecido adversário do sono, mas existem outros alimentos e hábitos que podem prejudicar, nos termos de Tonassi, a “higiene do sono”. “Este tipo é a insônia por higiene do sono inadequada devido, normalmente, ao consumo excessivo de substâncias como nicotina, cafeína, álcool e alimentos gordurosos”, afirma. “Atividades físicas vigorosas próximas à hora de dormir, atividades estressantes à noite, horário irregular para dormir e acordar e cochilos diurnos ou próximo ao sono da noite também são fatores que levam ao quadro de insônia”.
Não consigo dormir, o que fazer?

Uma vez descoberta a causa da insônia, ela precisa ser enfrentada, mas algumas práticas podem criar um ambiente mais propício para o sono. “Se a causa for algum pensamento estressante, anote em uma agenda e relaxe”, recomenda o especialista. “Algumas orientações referentes à higiene do sono podem diminuir o estado de alerta, por exemplo: bebidas calmantes, adequar a temperatura do quarto (nem muito quente, nem muito frio) e manter o ambiente escuro evitando luzes dentro do quarto”.

Dr. Allison L. Tonassi é especialista em Otorrinolaringologia pelo Hospital Geral de Bonssucesso, especialista em Medicina do Sono pelo Instituto do Sono da Universidade de São Paulo e chefe do serviço de otorrino da clínica Prontorrino. CRM: 52 649660

TAGS
insonia
psicologico
sono

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Não consigo dormir: o que posso fazer para acabar com a insônia? Um especialista tira suas dúvidas"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.