Prevenindo a insônia: após a recuperação, quais medidas podem ser tomadas para se manter dormindo bem?


  • +A
  • -A
Imagem do post Prevenindo a insônia: após a recuperação, quais medidas podem ser tomadas para se manter dormindo bem?

A hora de dormir, um momento de relaxamento e recuperação, se torna um verdadeiro pesadelo para que tem insônia. Por outro lado, quem procura ajuda médica e segue as medidas indicadas para o tratamento, consegue superar o problema e voltar a dormir bem. No entanto, mesmo depois da recuperação, ainda existem alguns cuidados que você deve manter na sua rotina.

 

Manter os hábitos da higiene do sono ajuda a dormir bem

 


“Manter hábitos saudáveis de vida,
boa higiene do sono e evitar se expor às causas da insônia” estão entre as medidas citadas pelo neurologista e especialista em Medicina do Sono Shigueo Yonekura para continuar tendo boas noites de sono com o fim do tratamento. “O paciente pode apresentar novamente o problema se a causa da insônia voltar”, alerta o profissional.

Segundo o médico, a higiene do sono é tão importante quanto a higiene do corpo, apesar de não ser tão valorizada quanto deveria. “São hábitos, conjunto de ações e fatores ambientais que podem ajudar a melhorar a qualidade do sono”, explica. Entre as atitudes que a compõem estão a necessidade de manter horários fixos para dormir e acordar e não usar medicamentos para dormir sem orientação médica.

 

Estresse e ansiedade podem fazer insônia voltar

 


Também é importante que você preste atenção ao ambiente escolhido para dormir. Seu quarto deve ser confortável, com temperaturas adequadas, sem ruídos e luminosidade. Evitar ficar estressado, ansioso e não levar problemas do dia a dia para a cama são outras medidas que podem te ajudar a
manter a qualidade do sono depois do tratamento da insônia.

Com a recuperação, os benefícios logo podem ser vistos. “Melhora significativa da qualidade de vida, da produtividade, do humor, da memória e da concentração. A pessoa fica mais disposta e com mais energia, além de controlar melhor várias doenças, como diabetes e hipertensão”, afirma Yonekura. Já no caso das crianças, o sucesso do tratamento da insônia pode permitir até mesmo uma melhora da curva do crescimento.

 

Dr. Shigueo Yonekura é especialista em Medicina do Sono pelo Hospital das Clínicas da USP e é neurologista do Instituto de Medicina do Sono de Campinas e Piracicaba. CRM-SP: 44519

 

Foto: Shutterstock

TAGS
insonia
psicologico
sono

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Prevenindo a insônia: após a recuperação, quais medidas podem ser tomadas para se manter dormindo bem?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.