AchèAchè
    search
    Título

    Insônia: Por que é difícil se concentrar após noites mal dormidas?

    Uncategorized

    Por

    Os pacientes diagnosticados com insônia sabem que a condição é um grande obstáculo para se manter bem disposto e bem humorado no dia seguinte. Afinal, quem dorme mal ou simplesmente não consegue dormir pode ter uma queda na capacidade de concentração, aprendizado e memória, problema que pode afetar a rotina no trabalho e a relação com amigos e familiares.

     

    Insônia provoca dificuldades para se concentrar e memorizar

     

    “Uma noite mal dormida atrapalha o funcionamento do cérebro. Durante o sono, ocorre uma verdadeira limpeza de substâncias químicas acumuladas durante o dia, o que deixa o cérebro restaurado para se concentrar e ter bom desempenho. Quando o sono está inadequado, essas substâncias acabam se acumulando, prejudicando a performance cerebral”, explica o pneumologista e médico do sono Franco Martins.

    Esses, no entanto, não são os únicos prejuízos causados pelo sono de má qualidade. “Dormir mal está associado principalmente a distúrbios cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral, ganho de peso e alterações da glicemia relacionadas ao diabetes. Alterações de equilíbrio, irritabilidade e sensação de cansaço ou fadiga também podem ser decorrentes de noites mal dormidas”, alerta o médico.

     

    Exagerar no café para melhorar a concentração pode prejudicar o corpo

     

    Nesses casos, segundo Dr. Martins, é muito comum beber café excessivamente como uma tentativa de melhorar a atenção e a concentração. No entanto, grandes quantidades de cafeína provocam taquicardia, mal-estar e até arritmias cardíacas. “Uma dica é fazer pausas a cada uma hora de trabalho: levante, tome água e, tire um cochilo de quinze minutos após o almoço”, aconselha o especialista.

    Já em casa, o ideal é praticar a chamada higiene do sono, um conjunto de medidas que ajudam a dormir melhor. Manter um horário regular para deitar e despertar, somente ir para a cama na hora de dormir e manter um ambiente aconchegante e saudável são alguns dos principais hábitos. Não usar remédios sem indicação médica e não tomar café, refrigerante e bebidas alcoólicas perto da hora de dormir são outros exemplos.

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes