A insônia pode ser um fator no desenvolvimento da hipertensão?


  • +A
  • -A
Imagem do post A insônia pode ser um fator no desenvolvimento da hipertensão?

A dificuldade para dormir ou para se manter dormindo ao longo da noite é um distúrbio bastante comum entre os brasileiros e é chamado de insônia. Além de atrapalhar o descanso durante a noite, a doença ainda gera consequências no dia seguinte, como cansaço físico e desatenção. No entanto, um dos maiores problemas é que a insônia facilita o desenvolvimento da hipertensão.

Com insônia, pressão arterial não diminui durante a noite


“Nosso corpo precisa de descanso. Uma noite mal dormida já pode elevar a pressão. A insônia crônica predispõe ao aparecimento de
hipertensão em pessoas sem a doença e pode piorar o controle da pressão em hipertensos previamente compensados”, explica a cardiologista Ana Catarina de Medeiros Periotto. Durante o sono, a pressão arterial e os batimentos cardíacos, geralmente, têm uma queda de 10mmHg.

De acordo com a médica, a falta de repouso noturno já indica uma tendência à hipertensão ou que a pressão não está devidamente controlada, o que pode ser verificado em exames. “Tem sido demonstrado que pacientes que não apresentam expressiva queda noturna da pressão sofrem aumento na frequência de eventos cardiovasculares. Foi observado em hipertensos que a queda inferior a 10% relacionava-se a um pior prognóstico cardiovascular”, alerta a especialista.

Apneia do sono também contribui para o surgimento da hipertensão


No entanto, a insônia não é o único distúrbio do sono capaz de
prejudicar a saúde do sistema cardiovascular. “Pessoas com apneia do sono, por exemplo, apresentam um risco duas vezes maior de infarto e derrame, comparando com a população em geral”, diz a profissional, o que ressalta a importância de buscar um sono de melhor qualidade.

Existem evidências crescentes de que a hipertensão arterial e a apneia do sono frequentemente coexistem, não somente por causa de fatores de risco em comum, como obesidade e sedentarismo, mas porque a apneia contribui para o aumento da pressão. Ana Catarina afirma ainda que o tratamento da apneia do sono com aparelhos respiratórios chamados de CPAP consegue melhorar o quadro de hipertensão.

Dra. Ana Catarina de Medeiros Periotto é cardiologista, formada em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e com residência em Cardiologia pelo Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (HSE/RJ). CRM-SP: 141696 – www.anacatarinacardio.com.br

Foto: Shutterstock

TAGS
insonia
pressao-alta
sono

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

5 comentários para "A insônia pode ser um fator no desenvolvimento da hipertensão?"

Helena

Olá Dra Ana.Se insônia é sinal de hipertensão,faz tempo que sou hipertensa,mas só depois de muitos anos faço tratamento para hipertensão e acompanhamento cardiológico.agradeço pela atenção.

Cuidados Pela Vida

Oi Helena, a insônia facilita o desenvolvimento da hipertensão, pois uma noite mal dormida já pode elevar a pressão. A insônia crônica predispõe ao aparecimento de hipertensão em pessoas sem a doença e pode piorar o controle da pressão em hipertensos. É importante que você siga as recomendações dos dois especialistas que a acompanham para que possa manter uma melhor qualidade de vida. Abraços.

Raimunda Raposo

Dra Helena, boa noite!Ha dois anos temho noite mal dormidas, Chequeba acordar com rônco, apneia? Procurei cardiologistas, apos um subto mal estar, os exames normais. Busquei ajuda de Neuro, endocrina, oftalmo até de fisiatra por causa de dor de cabeça. Mas ainda assim as dores continuam. Durmo mal, zumbido no ouvido esquerdo. Tem a ver com seu tema?

Cuidados Pela Vida

Oi Raimunda, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Maria rosa de Macedo medeiros

Doutora Ana, boa tarde!Drª tenho insônia desde pequena, já tomei muitos fitoterápicos e tb participei de uma pesquisa no instituto do sono aqui em São Paulo, hoje só tomo melatonina , mas a insônia continua vou dormir as 22 ou as 23 aí acordo 1:00 ou 3:00 da madrugada, fico bolando na cama e só consigo cochilar as 6:00 da manhã e se a tb estiver ligada baixinho.ObrigadaAb

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.