Fique por dentro de como funcionam as diferentes fases do sono


  • +A
  • -A
Imagem do post Fique por dentro de como funcionam as diferentes fases do sono

Todas as fases do sono são fundamentais para a preservação da saúde do corpo. Uma noite dormida da forma incorreta pode trazer consequências negativas para o físico e também para a mente. Além de interferências no humor, a privação do sono causa também fadiga, dores na cabeça e no corpo e atrapalha a concentração e a capacidade de raciocinar.

“Um ciclo de sono completo é composto por quatro fases que se alternam, também conhecidas como estágios do sono: estágios 1, 2 e 3, e sono REM”, explica a psiquiatra e especialista em medicina do sono Camilla Pinna. De acordo com ela, durante uma boa noite de sono, um adulto passa pelo ciclo entre quatro e seis vezes.

Fase a fase: entenda como funcionam

Ao pegar no sono, um indivíduo passa do estado de vigília, em que está acordado, para o estágio 1, um sono leve e superficial. Em seguida, no estágio 2 ocorre o relaxamento muscular e redução progressiva da atividade cerebral até a chegada do terceiro estágio, que corresponde a um sono profundo. Na última fase, o sono REM, há intensa atividade cerebral e máximo relaxamento muscular.

Camilla destaca a importância das fases para o corpo. Os três primeiros estágios são responsáveis pelo descanso e recuperação do organismo e da energia e regeneração dos tecidos. “É também quando o hormônio do crescimento é liberado, favorecendo o crescimento e o aumento da massa muscular”, afirma a psiquiatra. Já no sono REM ocorre a consolidação da memória e do aprendizado e é quando a maior parte dos sonhos acontece.

Fatores que prejudicam o sono

O consumo excessivo de cafeína, tabaco e álcool e o uso de aparelhos eletrônicos próximos à hora de dormir podem atrapalhar o sono e impedir que o indivíduo durma bem. Outros fatores são dores, doenças respiratórias e endocrinológicas, além de problemas relacionados ao próprio sono, como a apneia e a insônia.

“A criação de um ambiente agradável para dormir, com cama confortável, eliminação de luminosidade, ruídos excessivos e ajuste da temperatura, aliada à correção dos hábitos inadequados, auxilia a melhora a qualidade do sono, da saúde e do bem-estar”, recomenda Camilla.

Camilla Moreira de Sousa Pinna é psiquiatra formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atua no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 52-82109-8

TAGS
insonia
psicologico
sono

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Fique por dentro de como funcionam as diferentes fases do sono"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.